terça-feira, 29 de novembro de 2011

Onde há fumaça, há fogo!

Costumo atender a provocações em todos os sentidos, principalmente quando a provocação é para sair da mesmice ou da aparente estagnação. Esta postagem, por exemplo, encontra inspiração no pedido feito pela Elaine SP para que eu fizesse, pelo menos, um pouco de fumaça, isto é, para que eu desse notícias. E é o que estou fazendo agora!
Na semana passada passei por mais um ciclo de quimioterapia, com previsão de retorno para o próximo dia 06 (terça-feira). O estado geral de saúde não tem sofrido alterações, nem para melhor e nem para pior. Perdura o quadro das visitas ao "quartinho" mais vezes do que eu gostaria que fosse. Já tomei a segunda dose da medicação, a cada 28 dias, entretanto, não consegui ainda me livrar dos constipantes - por vezes, para garantir, são duas doses diárias e mesmo assim volto correndo para casa. Mesmo assim, digo que tenho tido sorte de ainda não ter passado nenhum vexame. Seria lamentável e traumático para a minha pessoa.
Tem outro porém, não posso abusar das medicações e nem da alimentação voltada para prender o intestino, para evitar despertar a hemorróide. Fico entre a cruz e a espada. Prefiro a cruz, por ainda acreditar que tudo tem seu sentido de ser e nada acontece nessa vida por acaso. Claro que ninguém gostaria de estar passando por tudo isso, não sou hipócrita e nem tampouco masoquista. Sou temente a Deus e tenho a esperança de que terei respostas a certas perguntas que não ouso ficar repetindo. Elas virão no tempo e na hora certa!
Neste final de semana contrai resfriado (acho que é gripe mesmo), por essa razão optarei pelo adiamento do ciclo seguinte, ademais não quero passar as festividades natalinas sob efeito dos quimioterápicos.
Bom, esta é a primeira parte da minha postagem de hoje, a segunda refere-se ao artigo citado pelo nosso amigo Edilson. Outro dia escutei no rádio do carro algo que corrobora com a idéia central do artigo... mudança de comportamento é o melhor método de prevenção para diversos tipos de cânceres!
Mudar hábitos alimentares... acabar com o sedentarismo... valorizar as pequenas coisas da vida... enfim, coisas que, muitas vezes, não nos damos conta da sua importância para a nossa saúde. E outras que, mesmo sabendo serem danosas, continuamos a consumir. Como os refrigerantes, principalmente aqueles à base de coca... bebidas alcóolicas, cigarros e uma gama de "venenos" que foram acabaram sendo incorporados no nosso dia-a-dia e que precisam ser expurgados para sempre. Sem contar com fatores provocados pela natureza, reagindo às ações devastadoras do homem "moderno", no caso dos câncer de pele - pela exposição ao sol intenso e constante. O uso de protetores (alguns chamam erroneamente de bloqueadores) solares é uma mudança de comportamento, para citar outro exemplo pertinente à matéria a que estamos nos referindo. Em geral as pessoas são resistentes à mudanças. Nem com exemplo dentro de casa faz com que elas deixem de consumir o que só nos faz mal. Na casa dos meus parentes, era de se esperar que o consumo de refrigerantes fosse substituído por sucos de frutas, e não está ocorrendo isso. Para mim fazem o suco, para eles a garrafa pet sobre a mesa! Incrível que o meu caso não seja levado em conta na hora de optar pela jarra de suco, é muito mais saudável. A prevenção do câncer passa por tudo isso, sem essa da pré-disposição para justificar a continuidade de práticas abusivas. Hoje, eu não faria metade do que fazia há três anos atrás! Infelizmente não podemos voltar no tempo, mas se convencer alguém a mudar já terei ganhado essa disputa.
Obrigado, a todos por insistirem comigo! Por continuarem na minha torcida e a muitos peço desculpas públicas pela falta de visitas aos seus blogs pessoais. Quero que saibam que mesmo ausente, tenho todos no meu pensamento diariamente e acompanho, da mesma forma, cada um dos casos que tomo conhecimento e torço pela solução e pela cura geral. Fiquem com Deus com no coração, em todos os momentos, mesmo naqueles que tudo parece ruir sobre as nossas cabeças! Pensar positivo é acreditar Nele!

8 comentários:

Lucia Lombardi disse...

Estava orando ao meu Deus para receber noticias suas meu irmao. Gracas a Ele, recebi agora. Deus te abencoe e guarde!Bjus abencoados

Edson Leite disse...

Oi Lúcia,
Obrigado pelo cuidado comigo, na verdade tem mais um obstáculo a ser vencido nas próximas horas... com a graça de Deus tudo sairá ao contento se for da vontade Dele! Peço que continue orando pelo seu amigo. Amém!

Anônimo disse...

Olá, Edson!

Muitas vezes a gente não se sente confortável para escrever ou estar na web, mas isso todos compreendemos.

Daqui, também orando por você!

Abraços!

Kylvia disse...

olá Edson!
Tenho visitado seu blog e quero comentar que é diferente o jeito que vc aborda o assunto, vc tem com um refinado humor.
Ainda bem que apareceu, eu não sabia como ter notícias. Estou engrossando as fileiras de oração por sua vida e recuperação.
"ufa! ele está aqui!" abraços! direto da amazônia

Edilson Egito disse...

Grande Edson, fico feliz em saber notícias do amigo.Imaginei que seu silêncio era devido às atividades com seu tratamento.Portanto, fique à vontade e só escreva quando estiver estimulado ou impelido! Rezo no momento para que seu Intestino lhe dê trégua.Conheço um pouco disso, pois já penei muito com a Síndrome do Intestino Irritável. Afeta bastante o humor, o psicológico e a vida social da pessoa.Como seu BLOG é muito visitado, desejo fazer alguns comentários sobre Protetor Solar.
Tecnicamente, o Protetor Solar pode ser constituído de base química ou base física; explicando melhor, quando o Protetor solar é de uma substância química(Eusolex
ou Azobenzona), ele teoricamente protege o DNA das células da Pele contra as radiações solares UVA e UVB. Quando, ele apresenta também um fator físico ou inorgânico como óxido de Zinco ou Dióxido de Titânio,o melhor é denominá-lo de Bloqueador solar ou seja ele reflete ou serve de anteparo aos raios solares.Como Dermatologista
essencialmente prático, confio bem mais nos Bloqueadores.E a prática mostra isto.Os surfistas só usam Hipoglós(óxido de Zinco), pois sabem que os Protetores não lhes garentem nada.Claro que já há Bloqueador Solar com boa cosmética, toque seco(não é melequento) e sem o brancão do Hipoglós.Acho que deu para explicar: Há os Protetores ou Filtros Solares e os Bloqueadores
(bem mais confiáveis) que são verdadeiros refletores do SOL.
No mais, um abraço fraterno e junto-me à corrente pela sua superação. Edilson Egito, médico Dermatologista.

Elaine SP disse...

Vou ficar mal acostumada assim rs... segunda vez q começa seus textos citando minha pessoa rs... Adorei o desenho, vc sempre de bom humor.
Amigo, sei que nas suas pausas/ausências está se cuidando... na verdade, vc faz falta por aqui... que bom que seu fogo fez um fumação rs... saiu direto de Paraíba pra Sampa!!! Entrou pela janela do meu quarto, como nos desenhos de antigamente e veio me contar que vc continua lutando e superando. "Ufa, vc voltou" rsr... (acho que nunca mais te esquecerei).
Aqui, quietinha, continuo vibrando por vc!
Elaine.

Mônica disse...

Muito bom ter noticias suas.
sempre me pego pensando:Como estará o Edson? E agora, finalmente...notícias.
Você está incluso em minhas orações e torço sempre para que fique o melhor possível.
Um grande abraço

Edson Leite disse...

Olá Pessoal,
Não encontro outra palavra para demonstrar a minha gratidão sempre que vejo tantos comentários enriquecedores nas minhas postagens e acabo sempre por citar "obrigado"! Agradecer é o que mais sei fazer na vida, agradecer é a melhor maneira de externar o nosso contentamento por algo que nos dão ou que nos faz parecer mais digno. É assim que estou me sentindo nesse momento.
Quero agradecer ao nosso amigo conterrâneo, Edilson, pelas suas orientações médicas sempre pertinentes a alguma citação que por ventura abordo na postagem, fazendo as devidas correções e deixando a todos nós mais cientes dos fatos.
Enfim, deixo um grande abraço a tod@s, da amazônia ao sul do país, êta abraço arretado!