domingo, 17 de abril de 2011

Tragédias: Shownalismo da mídia!

A mídia brasileira tem se alimentado de muitas tragédias para ganhar pontos nos índices de audiência. Tem sido assim em todos os casos que envolvem dor e luto em inúmeras famílias. Existe, ao meu ver um círculo vicioso instalado, a imprensa mostra os detalhes módicos dos fatos e o povo parece ávido por mais e mais informações sobre o caso. Infelizmente vivemos numa sociedade suscetível a captar este tipo de informações, seja pelos canais de televisão abertos, internet ou nos jornais impressos. Todos atraem milhões de leitores famintos pelo sangue que espirra nos noticiários.
Longe de mim defender a volta da censura, mas clamo por mudanças na linha editorial da nossa imprensa em geral. Nenhuma das reportagens que abordam a violência ou tragédias da natureza procuram enfocar soluções para os  problemas, focam apenas na dor, aflição e desespero das pessoas.
Apresentadores medíocres de programas de auditório, sem nenhum preparo psicossocial que os qualifiquem para tratar desse ou de outro assunto, que não seja o de encher linguiça com abobrinhas, chamam para si a emoção das vítimas enfraquecidas pela dor e exploram o quanto pode aqueles momentos com perguntas cretinas e comentários sem nexos que não levam a lugar algum. A televisão brasileira, moderna e dotada de equipamentos de última geração, continua atrasada, exibindo programações do tempo do rococó e as poucas modificações na sua grade de entretenimento serve para abalar a família, seja pelo erotismo exarcebado nas cenas das novelas, seja no humor negro de duplo sentido - cujo centro principal é sempre a derrota de alguém para a supremacia de outro.
As tramas diabólicas substituiram os melodramas ingênuos do passado; a insinuação de uma cena de sexo ganha espaço para o explícito em pleno horário, dito, nobre. Da nobreza não tem nem nada, da perdição Tudo a Ver, como Fantástico são as bobagens ditas nas Aventuras do Didi, o único que pode representar tão bem o estado no qual se sencontra a nossa televisão é a Zorra Total.
Peço desculpas por este desabafo, mas não aguento mais ver tanta exploração de vítimas de tragédias como a do Realengo e de tantos outros crimes de morte que foram cobertas pela mídia durante inúmeras semanas. Clamo por informações diretas e concisas, sem subterfúgios, encenações, simulações e ou reprises. Que a imprensa crie vergonha na cara e faça das reportagens instrumentos de repasse do ocorrido, meramente informar e que os apresentadores de programas babacas deixem para os especialistas analisar os fatos em busca de apontar soluções.
Enquanto isso não ocorre, só me resta desejar que estejamos todos na paz de Deus. Amém!  

Um comentário:

Lucia Lombardi disse...

Isso mesmo amigo. Eu estou ligada 24 hs por dia no canal 21 da parabolica aqui no Rio so me alimentando dos milagres que Deus tem realizado no meio do seu povo. Curas de cancer, de aids, drogados libertos, leprosos curados, enfim isso e que me da motivacao para continuar na caminhada. Ahhhh, estou usando o oleo de girassol, parece ser bom mesmo.
Um beijo, Deus te abencoe e guarde.