sábado, 25 de dezembro de 2010

É Natal


Natal, época de renovar o espírito, lavar a alma de todas as impurezas acumuladas, de renascimento e de muitos festejos do povo cristão. Eu disse povo cristão, de Cristo, de Jesus Cristo! Filho de Deus que veio ao mundo na forma de uma pessoa comum, sem posse alguma, pobre mesmo. Nasceu num estábulo, divindo espaço entre vacas e outros animais, fugindo da perseguição política que queria a sua morte antes mesmo de nascer.
Nasceu no dia 25 de dezembro, há 2010 anos. E na noite do seu nascimento, foi visitado por três reis que lhes deu presentes e as boas vindas a este mundo. Sobreviveu a todas as intempéries inerentes a uma criança que nasce naquelas condições - não existia SAMU, UPA, nem UTI neonatal. Maria, mãe de Jesus, nunca ouviu falar em pré-natal; mas sabia que carregava no seu ventre um filho varão, concebido sob a graça de Deus. José, marido de Maria, aceitou aquela condição e defendeu Jesus, como se filho dele fosse!
Já não mais perguntavam ao casal, quando virá o herdeiro?! Como fazemos até hoje quando encontramos uma pessoa recém-casada - para depois perguntar: quando vai fazer um irmaozinho?! Naquela época, me parece que os médicos não faltavam ao seu plantão: pois nem médico existia, cada um conhecia um pouco de cada coisa que lhe afligia e cuidavam com ervas que, hoje, chamamos de milagrosas. Enquanto o verdadeiro milagre é a própria vida e, muitas vezes, não nos damos conta de que somos vencedores desde o primeiro choro - apesar do tapa que levamos na bunda para despertar e iniciar as atividades do pulmão. O que me faz lembrar que já é hora do Conselho Tutelar da Criança proibir este ato de violência, cuidando para que encontrem outra forma; quem sabe chamar pelo nome que receberemos em batismo. Basta perguntar a parturiente que ela dirá o nome da criança.
Bom, voltando ao tema em tela, quero afirmar que nós somos escolhidos para habitar este mundo e zelar pela continuidade da espécie humana. Isso significa que devemos cuidar um do outro e das coisas da natureza que existem para suprir as nossas necessidades em geral, todos tem importância na cadeia da vida. Se não cuidamos, padecemos pelas nossas faltas. Sabemos que Jesus veio ao mundo para salvar o povo de Deus, os oprimidos, os perseguidos, os que não tinham nada em seu nome; um burro velho sequer, burro novo, zero quilômetro nem pensar. A cada ano um burro novo era lançado no mercado, uns com cauda coloridas, outros com olhos arregalados, alguns com três olhos, tração nas quatro patas, enfim, em cada esquina existia um curral de vendas desse tipo de transporte tão comum. José e Maria tomaram, por empréstimo, um desses burros velhos, sem ar condicionado, sem direção hidráulica, simples mesmo, sem freios e sem marcha de ré e partiram na velocidade segura - José não bebia e a sua carteira de habilitação estava em dia, buscando um local seguro para o nascimento do Salvador.
Enfim, chegaram a Jerusalém, deixando para trás o perigo e a morte certa. Era um momento não só de nascimento de uma criança, mas de um Instrumento de Deus que quis dar mais uma chance a todos nós. Daí chamarmos, Jesus, de Nosso Salvador. Não tem nenhuma ligação com O Salvador da Pátria, de Lauro Muniz, com a personagem Sassá Mutema. Jeus nasceu com a missão de salvar o homem dele mesmo, das porcarias que fazia, das injustiças, da intolerância e de todos os pecados que cometidos. Passados 2010 anos, olhamos para o nosso lado e percebemos que, nesse tempo todo, não mudamos muito. Percebemos que muitos continuam olhando apenas para o seu próprio umbigo. Ainda bem que o tempo de Deus só Ele conhece, quem sabe ainda teremos outros 2010 pela frente ou será mesmo que o fim será em 2012?
Eita, falei demais hoje. Vamos ficar por aqui, dizendo que montei o vídeo acima para prestar minha homenagem ao aniversariante do mês, do ano e de todos os nossos dias. Feliz natal para todos! Fiquem com Deus.

Um comentário:

Lucia Lombardi disse...

sim Edson, todos os meses, os dias , anos, Jesus aniversaria todo o tempo em nossos coracoes, porque ao lado Dele, todos os dias e dia de festa.Fique com Deus.Lucia