segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010

O ano está acabando, tempo de fazer balanço em nossa vida. Olhar para trás, procurando ver as coisas boas e ruins que nos aconteceram ao longo deste ano. Agradecendo por todos esses momentos, bons ou ruins, afinal, nada nos acontece por acaso. Nenhuma folha cai de uma árvore sem a permissão do nosso Pai Celestial, se é assim para as folhas, é também para a vida de qualquer um de nós.
Devemos, ao invés de reclamar daquilo que nos desagradou, ver que algum proveito tiramos da situação. No mínimo ganhamos experiência que, certamente, nos ajudará para evitar a repetição do fato na continuidade da nossa jornada.
Particularmente, o balanço que faço é positivo. Estou sobrevivendo e vencendo os obstáculos que foram sendo apresentados, às vezes, tive que optar por este ou aquele procedimento. Adiamos, por exemplo, a retirada da tiróide por algum tempo, buscando o momento propício que acabou acontecendo. Depois foi a vez de adiar a iodoterapia (que continua em aberto) para poder voltar a combater, com quimioterapia, a recidiva do tumor no fígado. Ainda bem que é um único tumor, se fossem vários, a situação seria mais complicada.
Pude retornar ao trabalho, enfrentando novos desafios. Foi uma coordenação de uma seção, depois veio outra e agora estamos diante de um desafio maior. Não conheço o medo e gosto da realidade como ela é, do contrário seria irreal e eu sou real, estou presente neste mundo até a hora final, ou, se quiser adiantar o relógio da vida, até o momento que eu acreditar que não sou capaz de mais nada. E isso não vai acontecer comigo, não sou peru de natal, que morre de véspera.
Por falar em véspera, estou a um dia de retornar ao cirurgião para que ele solicite a ressonância magnética que apontará o grau de redução do tumor com estas doses de quimioterapias a que fui submetido ao longo desses últimos noventa dias. Claro que estou ansioso, tenho perdido peso, intestino acelerado e alguns momentos de introspecção que me leva ao silêncio que até pode incomodar a quem estar ao meu lado. É fato, não estou sadio. Reconheço as minhas debilidades físicas e as limitações a que estou sendo imposto nos dois últimos anos da minha vida; mas, ela não parou! Deus não me quer nesse momento, não sabemos do seu tempo e dos seus própositos.
Sou grato por tudo que me ocorre, imagine a felicidade de ver nascer uma neta, participar do seu primeiro aniversário, acompanhar os seus primeiros passos, ouvir as suas primeiras palavras e ser chamado de vovô! Ainda bem que nao é uma palavra polissílaba... Participar da alegria dessa criança de descobrir a fantasia do Papai Noel e estar prestes a participar da sua segunda festa de aniversário! É uma bênção, não acha?! Uma verdadeira Vitória encarnada e personalizada. Assim é a minha alegria de participar da vida da minha neta: Ana Vitória. Nome que não foi escolhido ao acaso. 
Por hoje, fico por aqui, desejando que tenham passado um ótimo Natal, na paz de Cristo, o aniversariante de todos os momentos.   


Nenhum comentário: