domingo, 9 de maio de 2010

Dia das Mães

O segundo domingo do mês de maio foi dedicado a homenagear todas as mães. Como toda data comemorativa esta, sem dúvida, também tem seu apelo comercial. É considerada pelo comércio como sendo um dos melhores períodos de negociação, com o aumento expressivo no volume de vendas de todo o segmento. Nos dias que antecede esta data, tudo é anunciado para as mães... flores, celulares, carros, planos de telefonia... só não vi ainda anúncios de barbeadores elétricos!
Na verdade sabemos que mãe que é mãe não estar preocupada com o presente que vai receber neste domingo, para a grande maioria das mães, o que importa mesmo é a presença do filho querido, um abraço e um beijo, um simples demonstração de amor e reconhecimento por tudo que representa uma mãe na vida de qualquer pessoa. Isso tem mais valor do que o mais valorizado dos presentes que se possa adquirir nos centros comerciais.
E eu me aproveitando desse pensamento, não fico me estressando em busca de comprar isto ou aquilo, estarei lá com ela, minha mãe querida, para dar a ela o maior presente um beijo e um abraço. Agradecendo pelo carinho e pelos cuidados que tenho recebido ao longo de toda a minha vida.
Quando menino, ainda na escola, na fase do antigo primário e mais tarde no antigo ginasial, recordo dos trabalhos manuais que eram feitos na escola, sob a orientação e supervisão das professoras que esforçavam-se em nos ensinar a fazer algo para ser presenteado. Lembro de ter feito porta-caixa de fósforos, pintado pano de prato, decorado telha e jarros de barro, uma coisa por ano, tudo de forma bastante artesanal e o melhor de tudo com o gosto de "foi feito por mim"... as purpurinas que usávamos tinha os seus brilhos ofuscados pelo brilho do nosso olhar quando entregávamos a nossa obra de arte naquela manhã de domingo. E para chegar a esse dia sem que a "obra" fosse descoberta valia de tudo e muitas vezes a casa da vizinha era o melhor local para deixar guardada... uma ginástica danada para fazer acontecer a surpresa! Bons tempos que não voltam mais.
Hoje, vejo as crianças sendo incentivadas a irem às compras nos shopping centers em busca do presente da mamãe! A primeira impressão que passa é de amadurecimento da criança e pode parecer bonito... e até ser motivo de "orgulho" para a mãe saber que o seu filho já sabe "escolher" o que comprar pra ela. A televisão dando cobertura a este feito é o máximo, mexe com o ego, superego, it e tudo que a psicologia possa imaginar existir na mente humana. Pra mim é a primeira lição do capitalismo selvagem, onde tem vez quem "pode consumir"... Ao invés disso, poderiam voltar a incentivar as crianças a fazer alguma coisa nas escolas para dar as suas mães queridas, um simples cartão com uma mensagem escrita por ele mesmo, talvez, fosse o maior presente desse dia. Ai sim, seria uma grande lição de vida e de amor. 
Mas, vamos voltar ao tema principal desta postagem. A homenagem virtual às Mães, e a minha em especial para quem digo que amo muito e sou agradecido por ter sido gerado no seu ventre e poder compartilhar da vida. Certamente a minha mãe tomará conhecimento dessa mensagem, creio que por intermédio da minha irmã, que também é mãe a quem também rendo as minhas homenagens, dando os meus parabéns pelos filhos que tão bem soube criar, com todas as dificuldades sendo superadas ao longo dessa jornada. 
Mamãe, é assim que a chamamos, aceite os meus agradecimentos por tudo aquilo que me ensinou, por todos os momentos da minha vida, enfim, por ser minha MÃE. Fique com Deus! 

2 comentários:

Anônimo disse...

olá, só hoje venho agradecer a bela homenagem que nos foi direcionada pelo seu grandioso coraçaõ e sua incomparavel inteligencia, emocional e cultura. todo sentimento filial , taõ bem expresso ,encontrou eco na alegria e felicidade de nossa tão querida mãe, que como dissestes, nos ama e só espera de nós,um gesto de amor , atenção e carinho...e como sempre, tem dedicado toda sua existencia em prol da nossa felicicade, portanto a vc e a ela nosso agradecimento por vc existir e ser tão especial para todos nós,beijos de quem te ama , eu tua mana, Socorrinho, e em nome dela,nossa querida maezinha , Dilma

Anônimo disse...

parabéns, pela escolha da mais linda jovem mamãe que conhecemos, a nossa meiga e querida Priscila, tendo nos braços a fofura Ana Vitória, de quem temos muito orgulho, a mensagem combina com a beleza da imagem, vc tb está de parabéns, felicidades, meu irmaõ..ontem , hoje , amanha e sempre...beijos, Socorrinho, tua manaque muito te ama