quarta-feira, 26 de maio de 2010

Ainda no Ecrenord

Tamanha foi a recepção que resolvi ficar por mais tempo, ainda bem que eu tinha levado roupas para dois dias e não passei vexame nenhum. Estava  tendo a oportunidade de fazer a defesa a que tenho me proposto desde o ano passado, mas ainda não tinha tido condições de me fazer presente. No encontro do ano passado, não estava em condições físicas de fazer nenhum deslocamento de longa distância e este encontro, aqui em Natal foi a oportunidade certa. É como costumo dizer: tudo tem o seu tempo! Hoje, acredito que é o tempo esperado, o momento certo para fazer acontecer a implantação do PET SCan no rol de procedimentos do GEAP Saúde e seus assemelhados.
Como disse no plenário, não estou "legislando em causa própria", apesar de esperar contar com a possibilidade de fazer o exame usando a minha carteira da GEAP, caso seja prescrito ao longo desse período de manutenção  a que estou submetido ao invés de ter que mendigar ou apelar para autorização judicial. Basta o estresse da doença.
Ao longo de todo o dia de ontem e na manhã de hoje, pude fazer as minhas intervenções clamando pelo entendimento dos participantes de que é muito importante o exame para diversas patologias, não somente para as que foram contempladas pela obrigatoriedade dada pela ANS, vai além dos linfomas e das neoplasias no pulmão.
E após cada fala minha, vinha a resposta de alguém da diretoria geral da GEAP, afirmando que o PET Scan já estar contemplado e será autorizado a partir de junho do corrente ano. Isso só confundia a platéia que de pronto assimilou a necessidade de ter esse exame no elenco dos procedimentos obrigatórios e o posicionamento dos dirigentes nada acrescentava ao nosso pleito. Era como se eu estivesse solicitando o que já estava sendo dado... mas, sempre vieram as réplicas em conformidade com os andamentos dos trabalhos.
Hoje pela manhã foi diferente. Um dos palestrantes, também diretor da GEAP, no momento do debate e após ter ouvido as minhas prelações, semelhantemente às que já haviam sido proferidas no dia de ontem, respondendo aos meus questionamentos, corroborou com o meu posicionamento em defesa da importância do PET e foi mais além, testemunhou ter se valido da realização desse exame durante o seu próprio tratamento oncológico, tendo mostrado, ainda o caminho das pedras para que possamos enveredar e lograr êxito ao nosso pleito. Segundo ele, falando como médico, reconhece no PET Scan um ator com papel importante no tratamento oncológico em geral, não só para os linfomas e câncer de pulmão. 
Era a fala que faltava ser dita. Enfim, um profissional do quadro da direção nacional, médico e usuário, defendendo publicamente aquilo que estava sendo confundido na cabeça de muita gente. Tudo acontece na hora certa, no tempo certo. E hoje é o tempo de vermos o nosso clamor ganhar uma formatação mais propícia ao sucesso. Vamos seguir os caminhos das pedras, retirando os pedregulhos afiados, para uma caminhada mais tranquila para aqueles que nos sucedem na história. Estamos pavimentando a estrada da GEAP, ligando regiões antes distantes e inatingíveis com as pontes como esta que queremos construir, chamada PET Scan. Fé e esperança. Fiquem com Deus!  

Nenhum comentário: