segunda-feira, 31 de maio de 2010

PET Scan e a GEAP

Com o intuito de levar a nossa reivindicação para a implantação do PET Scan no rol de procedimentos do GEAP Saúde participei, na semana passada, do XI Encontro de Conselhos Estaduais de Representantes das Regiões Norte e Nordeste realizado na cidade de Natal-RN. Naquele evento estavam presentes, além dos representantes dos assistidos, a Direção Executiva e parte do Conselho Deliberativo, principal órgão da Fundação gestora do plano de saúde e do pecúlio.
Espero que o nosso depoimento surta efeito positivo para que possamos, todos aqueles que precisam da realização desse exame, ter acesso a mais esse mecanismo de controle. Sabemos o quanto é importante as imagens obtidas com o PET e, para muitos, tem sido negada a sua realização. Isso não pode continuar a acontecer. 
Atualmente, nos resta enveredar pelas vias jurídicas e, pela morosidade de costume, acredito que quando se consegue a autorização o caso já estar mais grave ou se torna impestível a solicitação médica. 
A partir desta semana, mais precisamente, a partir do próximo dia 07, a autorização para a realização do PET Scan, por meio de todos os planos de saúde, estará sendo obrigatória para apenas dois tipos de neoplasias: linfomas e câncer de pulmão. A nossa reivindicação é no sentido de que esta autorização seja de forma ampla, geral e irrestrita, observando apenas a prescrição médica. 
Alguns planos de saúde, de auto gestão como a GEAP, já vem autorizando este exame há certo tempo. Segui-los é ter a consciência de estar no caminho certo, em defesa da saúde dos usuários. 
O custo aparente do procedimento não é nada comparando com os seus benefícios. Vamos ficar atentos e confiantes. Rogando a Deus para iluminar e sensibilizar os técnicos responsáveis pelos estudos e pareceres.    

Nenhum comentário: