terça-feira, 25 de maio de 2010

XI ECRENORD

Natal, Rio Grande do Norte é a cidade anfitriã dos representantes regionais da GEAP na sua décima primeira edição. No período de 25 a 27 de maio ocorre, naquela cidade, o encontro anual dos Conselhos Estaduais de Representantes dos estados das regiões norte e nordeste. São cerca de 80 participantes que estarão debatendo sobre os mais diversos assuntos de interesse dos milhares de assistidos pelos planos de saúde da Fundação GEAP, sendo o GEAP Saúde o mais importante dos produtos ofertados.
E o que eu tenho com isso? GEAP Saúde é o plano de saúde do qual tenho me valido para possibilitar o meu tratamento de saúde. Somos assistidos, eu e minha família, desde 1982, quando ingressei no serviço público federal. Naquela época a prestação de serviços de saúde era administrada por uma seção, chamada Patronal, instalada nas dependências do extinto INAMPS, na capital e nas grandes cidades interioranas. De modo semelhante nos demais estados da federação. A Patronal cuidava da prestação de serviços médicos, ambulatorial e hospitalar, assistência odontológica, assistência social - com fornecimento de vários benefícios, dentre eles concessão de óculos de grau, auxílio creche e outros, cobrindo os servidores , mais dependentes,de cinco órgãos do chamado SINPAS. 
No ano de 1990, foi extinta a Patronal e criada a GEAP. Ao longo dessas duas décadas de cara nova muita coisa mudou. Com a expansão dos serviços a outras instituições, através de convênios firmados, o número de assistidos extrapolou a casa de setecentas mil vidas. Os benefícios assistenciais forma reduzidos praticamente a nada e cresceu o controle social sobre as ações do gestor da Fundação. É aí que entra a participação dos representantes dos assistidos nos estados, indicados ou eleitos pelas associações ou sindicatos das categorias participantes. O Conselho é paritário, isto é, cada instituição tem direito a dois assentos, sendo um deles para representar o órgão e o outro para representar os assistidos.
Fui representante indicado pelo meu sindicato durante oito anos e participei da maioria desses onze encontros. Foram oito participações nos encontros regionais, sendo um deles da região sul e sudeste, ocorrido na cidades de Praia Grande-SP e seis encontros nacionais, estes ocorridos na cidade de Brasília-DF, além de alguns seminários temáticos chamados pela Fundação GEAP. 
Apesar de estar afastado da representação há três anos, hoje estou de volta ao plenário para discutir sobre GEAP Saúde. Assumi como missão a defesa pela incorporação do exame PET Scan ao rol de procedimentos obrigatórios da GEAP.
Acho que devido a minha história de vida nesse cenário histórico acima descrito e considerando a minha situação atual, no tocante à saúde física, foi o motivo da grande recepção que tive quando cheguei ao recinto do encontro. Os trabalhos foram suspensos para a calorosa boas vindas da plenária, fui aplaudido de pé. Deveras uma grande emoção e uma comoção de alegria reinou durante aqueles momentos que ficarão gravados para sempre na minha memória. As palavras de agradecimento são poucas nessas horas, mas o respeito aos meus pares supera essa minha deficiência. Aproveito para registrar o meu mais sincero agradecimento pelos mimos e gentilezas com que fui tratado  por todos. Muito obrigado e bom evento para todos! Fiquem com Deus!

Nenhum comentário: