segunda-feira, 1 de junho de 2009

Imagens do PET SCAN

Selecionei algumas imagens do PET SCAN realizado no Real Hospital Português para saciar a curiosidade de algumas pessoas que nem imaginam como é realizado este exame, ressaltando que ele é feito numa máquina muito semelhante a um tomógrafo. Este exame requer providências iniciais que preparam o paciente para ser submetido ao exame em si. Ao chegar ao hospital, ele é recepcionado e levado a uma sala privada aonde aguardará a injeção do contraste na veia, isso ocorrerá cerca de 20 minutos após permancer em descanso total - sem falar e sem efetuar movimento algum. Depois de aplicado o contraste é preciso esperar mais 40 minutos - período no qual devemos beber cerca de 1 litro de água. Obedecido estes procedimentos, o paciente é então levado para a sala aonde o equipamento está instalado, ali ele vai ficar deitado, completamente imóvel, durante toda a realização do exame que dura cerca de 30 minutos.
Vale salientar que é necessário jejum de pelo menos 6 horas e o paciente deverá está vestindo roupas desprovidas de qualquer metal, como ziper e outros. Pode permanecer calçado - melhor para aqueles que não podem tirar o sapato por conta do chulé.
O exame em si é bastante interessante. Como disse, permanecemos deitado, enquanto somos "sugados" para dentro da máquina... parece um forno, não fosse o frio que faz na sala (para conforto do equipamento). Durante todo o tempo estamos sendo "fotografados" de vários ângulos, com visões tridimensionais. Coisa de primeiro mundo mesmo. Um grande avanço da medicina nuclear.

Agora, algumas imagens:




3 comentários:

Anônimo disse...

Estou impressionada com a definião da imagem!!! Painho..posso izer que te cnheço por dentro e por fora rsssssss Estou impressionada! beijos. Priscila

Anônimo disse...

eu também estou impressionada!!!!principalmente porque vi o vídeo, é incrível!Dá pra ver até da onde a gente veio, priscila! heheh beeijos, Pollyana.

PATRICIA disse...

INTERESSANTE!!! MESMO PORQUE MEU PAI IRÁ FAZER ESSE EXAME NA PROXIMA SEMANA E ESTOU MUITO APREENSIVA!! BUSQUEI PESQUISAR TUDO SOBRE ESSA NOVA TECNOLOGIA, E POR SER NOVA TAMBÉM É MUITO CARA!! MAS VALE A PENA!!!