quarta-feira, 7 de março de 2012

Eu amo a Quimioterapia...

Numa relação de amor (não clique) e ódio, entre eu e as drogas da quimioterapia, vamos vivendo uma história ímpar recheada de encontros e desencontros. Ontem foi mais um desses encontros, iniciei um novo ciclo (ou sessão, já nem sei mais o quê - perdi a conta ou simplesmente resolvi deixar de dar importância a esses números. O importante nesse processo todo é poder dizer, e isso aprendi desde o princípio, que estou bem! Até porque em nada ajudará dizer o contrário, os momentos desagradáveis dessa relação devem ser confessados ao nosso médico, a ele compete saber todos os pormenores, todos os dissabores que vieram após cada nova sessão. Aqui no blog, ficam os ditos genéricos, as passagens que julgamos merecedores de atenção no sentido de incentivar e de levar uma palavra de conforto aos que buscam informações ou simplesmente depoimentos de superação.
Na sessão de ontem, após as três primeiras horas deitado e com o cáteter cheio de mangueirinhas conectadas aos tubos plásticos com as medicações - precisam ficar ali no suporte para serem alterados de tempo em tempo, o calor tomava conta do leito, apesar do quarto ser refrigerado, imaginava ser aquele o calor que muitas mulheres enfrentam na menopausa, o que deixou-me preocupado... "será que estou mudando de sexo?, será a menopausa que já chegando?" A sensação calorenta parecia aumentar com esses pensamentos que tem o lado bom da coisa, afinal ganharia presente dentro de poucos dias com esta nova condição e diante do 8 de Março que se aproxima. Entretanto foi uma mulher, da equipe de enfermagem da clínica que me tirou daquela condição de transição homem/mulher (acho que por medo da concorrência) e sugeriu sentar-me em uma cadeira que foi logo buscar... santa cadeira, era o que faltava de verdade para evitar a metamorfose que parecia eclodiria a qualquer momento ou no mínimo faria com que eu saísse de corredor afora em busca de uma brisa para aliviar o calor do corpo.
Não sei se a cadeira plástica serve para aliviar o calor da menopausa, mas fica aqui a dica e como é um meio natural que não trará nenhum efeito colateral, não custará nada tentar... não precisa comprar a cadeira plástica, caso não a tenha em sua casa, acredito que qualquer outra fará o mesmo efeito.
De volta ao raciocínio inicial, do amor e ódio à quimio, amor por garantir-me a condição de continuar tentando superar os obstáculos que o câncer nos impõe, basta saber que "se estamos fazendo quimio é sinal de que ainda estamos vivos!" O ódio decorre de saber que muitos desses obstáculos advêm da própria quimioterapia, com os seus efeitos danosos às células sadias, derrubada da imunidade facilitando a proliferação de vírus e bactérias oportunistas... pode até parecer estranho entender isso, porém, é assim mesmo que ela funciona. Matar uma formiga no meio de uma conferência de animais dando um tiro de canhão... se não matar de uma vez a formiga, fatalmente atingirá até a mesa dos conferencistas que defendiam a paz mundial entre todos os seres vivos da Terra. Ah, coitados! Quem sabe isso possa continuar sendo defendido em outras conferências... Assim é a quimio, assim são os meus sentimentos por ela... amor e ódio!
Beijos no coração, fiquem na paz de Deus! Amém.

7 comentários:

Igorwm disse...

Ola, acompanho seu blog ha algum tempo, meu pai passa por uma situação parecida, porem o caso dele apontam alguns nodulos no figado... atravez do seu blog vi a reportagem do Joao de Deus,e olha só meu pai esta indo dia 20/03 para lah, iniciar seu tratamento espiritual.
Recebi esse link hoje, e queria dividi-lo com vc, para que talvez consiga mais informações, pois ele nao diz quem pode ou nao passar pelo tratamento..segue link http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/04/instituto-do-cancer-apresenta-ultrassom-que-dispensa-cirurgia.html

Um abraço e força!
Att;Igor

Edson Leite disse...

Olá Igor,
Li todo o conteúdo contido no link que vc fez referência acima... para entender que o seu comentário trata de duas coisas distintas! Na primeira delas, é a visita com o início do tratamento espiritual a ser feito no final deste mês... muito bem, valem aqui destacar dua coisas:
1) não abandonar o tratamento alopático, da medicina convencional;
2) ter Fé para acreditar que o tratamento espiritual é um meio alternativo, quiçár o que nos trará a cura, mas com a convicção de que é um mecanismo que per si não significará que o câncer desaparecerá na primeira visita e pode até ocorrer essa possibilidade.
Nesse mesmo período, o nosso amigo Nilton estará indo com a mãe dele para Abadiânia - vide comentário abaixo na postagem que falo do Livro.

Quanto a segunda parte do seu comentário acerca do novo equipamento de ressonância magnética, responder a ele requer maior tempo. Posso adiantar que o assunto mais parece com o método conhecido por "ablação" ao qual ainda não fui submetido pela fato de que, no meu caso, o tumor está localizado bem próximo à veia porta que passa no interior do fígado (fiz algumas postagens tratando desse assunto) o que fatalmente iria complicar mais que resolver o problema...

Como leitor assíduo desse blog tem o nosso amigo Edilson que certamente dará a sua contribuição ao comentar sobre esse assunto! Ele tarda, mas não falha!

Finalmente, como disse ao Nilton, caso queira algumas dicas a mais sobre a Casa Dom Inácio é só perguntar.
Abraço fraterno,

Silvana disse...

Olá João
A quimio é realmente uma relaçõa difícil, mas necessária.
Ainda bem que a enfermeira te arrumou uma cadeira salvadora, enquanto lia seu post fiquei pensando que na próxima vez ia te encontrar como Maria kkkk
Bom humor é fundamental.

um abraço fraternal

Edson Leite disse...

Oi Silvana,

Por isso mesmo vc já mudou meu nome para João... hehehehehe na verdade tenho José como primeiro nome... o João é por sua conta! hehehehehe
"O meu trono por uma cadeira... "
Bjs

Marina da Silva disse...

Edson,
Você é um ser de Luz! Fiquei procurando adjetivos para te elogiar e nada me mais pareceu digno da sua pessoa! Este post seu está FENOMENAL...uma injeção de ânimo! rsrsrs
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Como posso rir desse jeito, era a pergunta que eu fazia ao ler vc! Eu sou menopausada desde a 1ª quimio e após 5 anos de hormônioterapia já estava com medo de virar macho!
Vou publicar este post no blog, pois vai ajudar muiiiiiiiiiiiiiiita gente que está "vivendo a vida" com o perrengue do câncer!
Sinta um forte e carinhoso abraço que lhe envio aqui.Deus te abençõe. Bj. Marina

Edson Leite disse...

Oi Marina da Silva,

Ex-ministra do meio ambiente, a razão pela qual vc gostou dessa postagem terá sido o bombardeio à mesa dos bichos conferencistas? hehehehehehe
Obrigado pelo fenomenal, mas contento-me apenas com a luz que podemos acender na nossa vida.
Fique a vontade para publicar no seu blog, isso me deixa feliz.
Bjs,

Edilson Egito disse...

PREZADOS EDSON LEITE E IGORWM; acessei também o LINK e comento os seguintes:
a)Trata de aparelho comprado pelo ICESP - São Paulo e usa a Tecnologia da Ressonância Magnética para identificar exatamente o local da Neoplasia (tumor) e em seguida O UltraSom de alta frequencia atuar, emitindo ondas fortes e tentar destruir a lesão maligna. b)Bem, é um aparelho de Pesquisa recente; está sendo usado em alguns centros Oncológicos Mundiais e ainda vai demandar algum tempo para confirmar sua REAL EFICÁCIA !!!
c)No caso do EDSON, como ele cita, a Neoplasia acha-se bem próxima a Veia Porta ou Sistema Portal. região delicada, por onde entra todos os anabólitos para serem processados no Parênquima Hepático;
(o Fígado é o laboratório do organismo). d)Pessoalmente, vejo esta Tecnologia com bons olhos, pois trata-se de método FÍSICO e não
usa drogas químicas que ainda não apresentam especificidade/seletividade, ou seja atinge células malignas e também as normais ou sadias.
Por fim, aguardemos mais um pouco e ver os resultados dos TRIALS(trabalhos clínicos).
Atenciosamente, Dr Edilson Egito, médico Dermatologista.