segunda-feira, 5 de março de 2012

MMA X RINHA DE CÃES

Quando eu era menino novo lá em Barbacena... a televisão estava ainda engatinhando como faz um bebê ao tentar os primeiros passos. Talvez até ela tivesse um pouco da pureza infantil pela grade da programação que levava aos lares brasileiros... "Tarzan", "Rin-Tin-Tin", "Zorro", "O Patrulheiro Rodoviário", "Perdidos no Espaço" com aquele Robot que tudo sabia, isso para citar apenas alguns dos programas  que mexiam com a nossa imaginação!
Com o passar do tempo foram sendo introduzidos outros enlatados (as fitas dos filmes vinham dentro de latas em forma de pizza), uns mais amenos outros mais medonhos. Dentre esses últimos fomos apresentados à luta livre, lembro ainda do nome "Telecatch Montila" que ia ao ar nas noites de sábado. Tinha o lutador bonzinho Ted Boy Marinho (hoje nome do pitty da minha mãe), o Verdugo (maior vilão nas lutas), com seus golpes traiçoeiros... acabava sempre perdendo para o bem comportado lutador. Era como ali naquele ringue estivessem em disputa o Mal contra o Bem! Prevalecendo vencedor o lado bom. Mesmo com golpes aparentemente mortais ou no mínimo "quebra-ossos", nós sabíamos que não passava de encenação... não era possível sobreviver a tanta fúria dos lutadores ruins, só podia ser truque, tudo combinado mesmo. Os golpes eram espetaculares, literalmente. Uns voam pra fora do ringue arremessados que eram pelos adversários, outros acabavam amarrados com a corda delimitadora... enfim, todos acabavam bem... sem machucados e prontos para outros confrontos.
Passados quarenta anos, nos deparamos com a repaginação desse programa que foi famoso durante muito tempo na televisão. Todos os lutadores desapareceram dos ringues, os que morreram não foi devido às sua atividades... Como dizia, foi repaginado, não sabemos quem é o vilão nem quem é o mocinho... todos estão ali para fazer valer a sua força bruta e a sua agressividade é deixada fluir sem nenhuma regra, que não seja a de derrotar o seu oponente, mesmo que isso possa deixá-lo nocauteado para sempre... ou simplesmente deixá-los incapacitados para as suas atividades mais simples, como estão dois desses lutadores em menos de três anos... chamam a isso de acidentes...
Mais parecem cães ferozes lutando por lutar, sem saber o que pode de fato acontecer com os golpes que dão e recebem na mesma proporção... e o incrível é que a maioria desses golpes é direcionada para o kengo  (aquilo que eles tem em cima do pescoço). Cabeça tem quem pensa, quem se preocupa com a real função dessa caixa que armazena o que temos de mais importante no corpo: o cérebro, a parte pensante, o órgão responsável pelo nosso equilíbrio, pelo nosso andar...
Esquecem que um simples nocaute pode ser irreversível para quem tomba ao chão inerte, e o que ganha o lutador responsável por esses golpes mortais? Fama? Imortalidade? Remorso futuro?
Acredito que está na hora de barrar essa selvageria que só difunde a violência. E chamam a isso de "Artes Marciais"! Uma pena que a televisão brasileira, tenha importado mais esse mecanismo violento sem que as nossas autoridades tenha imposta quaisquer restrições. Pelo menos que fosse levado ao ar na madrugada do São Nunca... Lamentável ver que o Ted Boy Marinho foi substituído por gente sem carisma, bombados e que só querem externar a força bruta que acumulam nas academias especializadas. Infelizmente não podemos esquecer da violência de outros programas como o aparentemente inocente BBB... aonde vamos parar?! Só Deus sabe!

Nenhum comentário: