quinta-feira, 8 de março de 2012

Parabéns companheiras!

Mulher companheira rima com mulher guerreira... e toda guerreira nos leva a imaginar cenas de batalhas, de vitórias, de conquistas. Infelizmente não é de muito tempo que o mundo passou a enxergar essas qualidades na figura feminina, pouco mais de um século e meio marca o tempo de mudança de comportamento da sociedade antes predominantemente machista. Há ainda resquício do tempo em que as mulheres sequer podiam frequentar uma escola, quando tudo era coisa de homem. Foi preciso uma tragédia sem precedentes para que fosse dado o início de uma nova era, com as mulheres ao lado dos homens e não por trás como no velho dito popular: "por trás de um grande homem existe uma grande mulher". Vale a pena transcrever que fato foi este que ajudou a mudar a visão machista então vigente na época.

"No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. (o grifo é nosso)

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas)."

Fiz o grifo acima para comentar que este tema ainda hoje é recorrente, ainda tem empresas que pagam salários menores às mulheres em comparação com salários dos seus colegas, só por serem do sexo feminino, cerca de 30% a menos! No Brasil o assunto está sendo matéria a ser votada em lei no Congresso Nacional, pode?! Será que vai demorar outros 150 anos para que os direitos da mulheres sejam respeitados de verdade?

Bom, minhas amigas, muita coisa tem sido dita sobre o assunto, o que está faltando é atitude! Resta-me parabenizá-las por esta data, rendendo-lhes as homenagens merecidas. Vamos em frente! 

Nenhum comentário: