quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Então é Natal...

Mais um Natal, mais uma oportunidade que estar nos sendo dada para festejarmos o nascimento do Menino Jesus. Infelizmente muitos ainda não se aperceberam do real significado desta data, confundidos que foram pelos apelos meramente comerciais dos tempos modernos. Basta olharmos para onde segue a multidão nesses dias que antecedem o dia maior do cristianismo e veremos que todas as veredas levam as pessoas aos grandes centros comerciais, são milhares de pessoas transitando diariamente pelas lojas comerciais em busca de comprar presentes pelo menor preço...
Não perguntam o número da sandália do aniversariante, nem se estar mais gordo ou mais magro desde a última vez que o viu. Esta é a única festa de aniversário, cujo aniversariante parece ficar esquecido. Parece é um termo muito ameno para não ofender os mais sensíveis, percebemos que o mundo estar recheado de pessoas ultrasensíveis e que por pouca coisa se ofende. E não tenho com estas mal traçadas linhas a intenção alguma de ofender a quem quer que seja. Estou apenas divagando sobre um tema muito pertinente para esta semana.
Muitas vezes, aqui me incluo no rol, as pessoas esquecem do sacríficio que este homem, filho de Deus, fez na tentativa de salvar a humanidade. E o agradecimento bem que poderia ser o principal motivo desta data que é um grande marco, o divisor de águas, literalmente, a partir dele contamos nova era, novo calendário... o antes e o depois de Cristo! Tá na hora de mudar a nossa trajetória, mesmo que seja aos poucos, começando pela diminuição das compras de bens materiais - transformados em "presentes" aos parentes e amigos. Que tal "comprar" as necessidades básicas da maioria dos nossos irmãos que não têm o nosso mesmo sobrenome? Não digo, assumir o papel do estado, falo de ações humanitárias que busca amenizar os menos favorecidos, aqueles que não tiveram ou perderam as oportunidades de ter uma vida melhor ou igual a que estamos tendo (eu, escrevendo e você lendo, somos privilegiados). O vício, o costume, torna difícil efetuarmos mudança de comportamento, mas não o deixa impossível de ser realizado. Nem precisamos esperar que fatos supervenientes venham a ocorrer para nos deixar mais sensíveis a essas questões, pois pode soar como "apelo" - como algo para ser barganhado!
Se gostamos de gastar o que temos nessa época do ano, utilizando o dinheiro que parece ter sobrado, podemos fazer isso de forma que não fique encalhado no armário ou no velho baú de quem recebeu aquela oferenda feita em nome de Papai Noel... ele não queria, com certeza, que a sua ideia fosse mal interpretada para se tornar nisso que estamos vendo todos os anos. Então, se gostamos de gastar, vamos transformar o valor do brinquedo novo, do livro best seller do momento, do DVD de sucesso, do aparato eletrônico mais moderno... em cestas básicas, panetones, quitudes natalinos (para citar alguns itens apenas) e levá-los a algum abrigo de idosos, casas de amparos, asilos, presídios e tantos outros locais que concentram pessoas carentes, muitas delas, jamais recebeu sequer um gesto de atenção e de carinho... e isso custa tão pouco. Nessa hora, nem precisamos de pisca-piscas... veremos que a luz ali ficará irrandiante sem qualquer instalação elétrica. Faça essa troca e diga aos seus sobrinhos, seus parentes e amigos o que "eles" deram de presente a Jesus neste Natal... quem sabe no próximo ano eles copiarão a sua atitude e lhe darão o troco! E que este troco venha multiplicado por muitos outros. Isso pode ser o começo de um novo milênio, mesmo que seja com alguns anos de atraso, mas nunca é tarde e o que são dez anos perto de mil anos?!
Desejo a todos vocês momentos de reflexão e que tenhamos sempre forças para agradecer por todos os eventos da nossa vida, mesmo por aqueles que nos pareça péssimo ou que seja de turbulências, não adianta chorar, lamentações não ajudam e sentir-se infeliz muito menos, a regra é agradecer sempre, sempre! Nada nos acontece por acaso, tudo tem um sentido e uma razão de ser, é a vontade de Deus e o que podemos fazer é agradecer e pedir proteção. Amém. Feliz Natal!

Um comentário:

Edilson Egito disse...

Grande Edson Leite; concordo plenamente com tua crônica desta semana. A Reverência a data, a Mentalização do Personagem que dividiu a História Universal em AC e DC há muito foi esquecida.O aniversariante parece ser mesmo o velho NOEL da Lapônia. Aproveito a ocasião para desejar ao amigo, superações em sua luta, no ano de 2012 e informe também alguma coisa sobre sua evolução, resultado de exames e Impressões de seu Especialista. Parabéns pelo número
expressivo de visitas ao BLOG.
Edilson Egito(seguidor).