sábado, 3 de dezembro de 2011

Saúde pública!

Este blog também se preocupa com a saúde pública e procura estar antenado com as notícias, comentários e outras publicações que possa auxiliar e orientar às pessoas num modo geral, fazendo, às vezes, o serviço de utilidade pública. É nesse espírito que passo a elaborar esta escrita focada no resultado de pesquisa publicada no site fonte, citado ao término desta postagem, dando-nos conta dos locais de maior incidência de contaminação num shopping center.
O assunto é pertinente pela ocasião atual, onde milhares de pessoas por lá passam todos os dias, sejam para fazer compras ou simplesmente passar o tempo. O cuidado maior é para as pessoas, como eu, com baixa imunidade e, portanto, mais propensos a contrair doenças provocadas por bactérias, vírus e outros germes encontrados nesses ambientes.
A pesquisa aponta oito locais de grande incidência de contaminação e que devemos tomar todo o cuidado possível quando ali estivermos. Pela ordem, vamos comentar a partir do local menos contaminado até chegarmos ao de maior índice de contaminação. Claro que a primeira vista a maioria pode pensar que o vaso sanitário seja o local que requer maior cuidado, por ser ele, talvez, o principal vetor. Ledo engano. Vamos ver.
O oitavo lugar nesse ranking são as amostras de maquiagens, cerca de 67% a 100% dessas amostras estão contaminadas. Atenção mulheres, lembrem-se que algumas centenas  de pessoas podem ter chegado antes de vocês!
O sétimo lugar é ocupado pelos inofensivos dispositivos eletrônicos, como celulares e tablets. Aqueles aparelhos que ficam no mostruário estão impregnados de vírus e bactérias provenientes do toque feito por outras milhares de pessoas que testaram antes.
O sexto lugar fica escondido nas cabines dos provedores de roupas, devido a nossa perda natural de células de pele e pela transpiração, estes dois fatores são fortes aliados no crescimento bacteriano. Muito cuidado ao sair do provedor, o ideal é usar roupa de astronauta! Brincadeira, mas evitar ficar pelado por muito tempo dentro desses locais até que ajuda um pouco. Bom é entrar para provar apenas, a decisão deixa para fora da cabine.
O quinto lugar, pasmem, encontra-se nas lojas de brinquedos! E a explicação é simples, ali a criançada se esbalda, pega com as mãozinhas sujas, baba, esfrega o brinquedo no rosto, enfim, loja de brinquedo não é brinquedo! Evite levar o doidinho para escolher o presente. Entre na loja de máscara, compre e saia o mais rápido possível... ah, não pegue naquilo que parece ser um brinquedo diferente, ali pode morar o maior inimigo: bactéria gigante!
O quarto lugar não tem páreo, o inimigo mora nos teclados e telas dos caixas eletrônicos, principalmente nas teclas ENTER ou CONFIRMA... nada é feito sem apertar uma delas, não é mesmo? Quantas pessoas fizeram isso desde a sua instalação? Você já viu alguém limpando esses equipamentos? Então, se você não usa luvas (também não uso) lave bem as mãos após usar estes terminais, isso se o extrato não provocar infarto do miocárdio! Ai, não vai ter outra, o encontro com as bactérias será inevitável mesmo...
O terceiro lugar estar ocupado pelos corrimões das escadarias em geral, seja ela tradicional seja escada rolante. Ali, onde as pessoas se apoiam foram encontrados, segundo a pesquisa, traços de urina, fezes, bactérias e até sinais de sangue. Evite tocá-los, melhor um tombo do que a contaminação.
O segundo lugar é no local mais aprazível do shopping... qual? A praça da alimentação, isso mesmo, nas mesas foram encontradas diversas formas de elementos contaminadores e até bactérias nocivas como (não é para degustar) a E. coli. O melhor conselho é manter o regime, se a fome for maior, cerque-se todos os cuidados durante a refeição e logo após vá fazer a limpeza de pele, quero dizer das mãos. Aonde? No banheiro mais próximo. Porém, todo cuidado é pouco. Ali você estará no ambiente que ocupa o primeirissimo lugar no ranking da contaminação.
Mas, como provoquei no início da postagem não é no vaso sanitário aonde mora o perigo... não adianta fazer toda uma ginástica para evitar o coitadinho do vaso. Tem gente que fica de pé sobre ele, faz até contorcionismo e ele nem é o maior vilão nessa história toda. O inimigo maior é a pia do banheiro, a torneira em particular oferece maior probabilidade de contágios e a explicação é lógica, a umidade favore a proliferação de bactérias e outros agentes nocivos à saúde. Você deve evitar tocar diretamente na torneira... use papel toalha para isso. Antes e depois de lavar as mãos, use o papel toalha... e ainda deixe um pouco para abrir e fechar a porta do banheiro... Lá fora, certamente, você encontrará uma lixeira para depositar este papel que usou para abrir a porta (o outro deixe lá mesmo).
Para finalizar, aconselho a andar com um tubo pequeno de álcool gel na bolsa. É isso, espero que estas dicas sirvam de algo. Um abraço a tod@s e fiquem com Deus no coração!



2 comentários:

Lucia Lombardi disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, so voce mesmo!!!!!Deus te abencoe
Abs

Edilson Egito disse...

Grande Edson Leite; excelente tua crônica baseado no artigo da fonte infra citado; porém com teu estilo e pitadas de humor.Bacana! show!
Porém, lembra-me muito o personagem de Leonardo de Capri(biografia de Howard Huphes) no filme "O Aviador" de 2004.Howard apresentava este TOC ou Neurose, inclusive em Toaletes, onde via em tudo germens ou bactérias.Na prática, convivemos com elas(Bactérias, etc) todo tempo e toda hora, porém nosso Sistema Imunológico nos protege.O grande Michael Jackson apresentava também esta Neurose.Impossível levar a vida, todo tempo, com máscaras, luvas, etc, !!! No mais, espero que as tormentas tenham se dissipado. Um abraço fraterno, Edilson Egito.