quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Pão Gelado

Hoje vocês vão conhecer o meu lado culinário. Postarei, a pedido da minha cunhada que mora em Maceió-AL, uma receita simples de como fazer um pão gelado. Tenho feito essa guloseima e até aqui ninguém reclamou ou denunciou, nem mesmo sob alegação de estar promovendo propaganda enganosa. É realmente muito simples de fazer e tem sabor delicioso, além de render várias porções e se ninguém quiser comer aguenta até três dias na geladeira (tempo suficiente pra você comê-lo sozinho!).

Anote ai os ingredientes que vamos utilizar:

01 pão de caixa (desses que fazem misto quente) cortado ao comprido, 500 g;
01 cx de creme de leite, 200 g;
01 sachê de maionese, 200 g;
01 lata de atum ralado, 170 g;
01 cenoura grande (crua), 100 g;
12 azeitonas verdes graúdas;
04 colheres de azeite de oliva, extra-virgem;
Coentro a gosto

Modo de fazer:

Retire a casca das laterais do pão e reserve. Abra a lata de atum e despreze o líquido conservante, dois furos são suficientes para escorrer. Rale a cenoura e reserve uma pequena porção para decorar ao final.
Junte o creme de leite, maionese, atum escorrido, cenoura ralada, azeitonas, azeite e coentro e bata no liquidificador por dois a três minutos, até transformá-los numa pasta.
Unte generosamente uma travessa (inox ou de vidro) com azeite de oliva e comece colocando a primeira fatia do pão, cuidando para não quebrá-la, cubra esta fatia de pão com a pasta liquificada, repita o procedimento até a última fatia. Passe a pasta nas laterais do pão montado encobrindo-o totalmente. Reserve a sobra da pasta, colocando-a num pequeno pote plástico com tampa.

A casca do pão pode ser levada ao forno por cinco minutos, depois de passada manteiga no lado macio. Assim, você terá torradas para serem servidas como entrada, regada com a pasta que sobrou do pão gelado. Experimente! Bom apetite e que Deus ajude para não dar dor de barriga em ninguém! Amém!


3 comentários:

O SOL do amanhã... disse...

Edson...
Estou passando pra te desejar um 2012 com muita PAZ, ALEGRIA, FÉ E PRINCIPALMENTE SAÚDE!!!

Estaremos juntos em 2012!!! Contando mais uma vez nossas vitorias...

Adoro esse pão, já comi com frango desfiado...é bom demais!!!

Edson Leite disse...

Olá Sol do amanhã,
Foi muito bom ter vc por aqui postando seus comentários, espero que em 2012 possamos estar de retorno com todo gás e com a mesma vontade de querer superar todos esses obstáculos da vida. Muita paz e saúde.
Aproveito para em seu nome prestar homenagens a todos os que aqui comentaram ou visitaram mesmo mantendo silêncio, afinal atingimos uma média de mais de 150 visitantes/dia.
Obrigado a tod@s!

Edilson Egito disse...

Grande Cronista Edson Leite; excelente TEXTO; conteúdo e belas palavras para todos.ESPERANÇA realmente deve estar presente sempre!!! Ninguém está livre de ADVERSIDADES!!! Tdoos estamos a MERCÊ !!! Como o BLOG é muito visitado, desejo fazer apenas um reparo, possível êrro de digitação!!! A palavra bonanza, deve-se ler/digitar bonança.Bonanza refere-se a certo Vilarejo existente nos Estados Unidos, tema de uma série de TV. No mais, Feliz 2012 para todos NÓS.
Deus abençoe a todos. Edilson Egito.