sábado, 30 de julho de 2011

Pet Scan - novas possibilidades

"A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) deve publicar na próxima semana uma resolução que atualiza a cobertura assistencial obrigatória para os planos de saúde. Os convênios terão que custear, a partir de janeiro de 2012, 50 novos procedimentos, entre eles, cirurgia de redução de estômago via laparoscopia, terapia ocupacional e a tomografia especial PET Scan, usada no diagnóstico de câncer." A informação é da coluna Mônica Bergamo publicada na edição da Folha desta sexta-feira, dia 29.07.
Sem dúvidas esta pode ser a vir uma grande boa notícia. A minha posição meio cética é devido ao que ocorreu no ano passado quando a imprensa toda alardeou aos quatro cantos que os planos de saúde seriam obrigados a dar cobertura ao PET SCAN (Ver RN nº 211/2010, da ANS) e quando na verdade contempla apenas dois tipos de cânceres: os linfonodos e o de pulmão. Mais recentemente outra notícia, igualmente, com grande destaque veio a baila na metade de junho passado outra Resolução Normativa, esta de nº 259/2011, estabelecendo prazos máximos para o usuário ter acesso aos serviços e procedimentos cobertos pelas operadoras de planos de saúde. Outro engodo que o povo vai engulindo goela abaixo, sem direito sequer a um copo dágua para ajudar na descida do morro. No final desta postagem você encontrará uma tabela com os prazos máximos, atente para o fato de que o tempo é contado em dias úteis... ou seja 21 úteis correspondem a 30 dias corridos! Eles usam ou não a falásia para tentar enganar os menos avisados? Tem muitos médicos que marcam para a mesma semana, sem sequer a existência dessa resolução. Como também tem aqueles que já estão para fevereiro, março e tem até para maio de 2012. Será que esta resolução 259 vai antecipar mesmo estas consultas?! Mudo meu nome se isso ocorrer e até aceito sugestão para novo batismo.
Então por que devo acreditar que a notícia acima anunciada irá de fato garantir acesso amplo, geral e irrestrito (considerando a prescrição médica, claro) a exames do tipo Pet Scan? Imaginamos que a ANS tenha sido criada para defender os interesses dos usuários da saúde complementar - necessária diante das inúmeras barreiras que ainda persistem no SUS, apesar de todos os esforços que são empreendidos pelos gestores que tentam a todo custo garantir a universalidade do acesso aos serviços e procedimentos com qualidade. Faltam recursos financeiros na saúde e sobram para a farra dos bois na capital brasileira. Mas, voltemos ao nosso ponto da (des)crença na ANS. Assisti recentemente um dos mandarins daquela agência aconselhando a buscarmos na justiça os nossos direitos diante do seu descumprimento pelas operadoras de plano de saúde. 

O fato é que espero estar enganado, porém, o meu coração diz que ainda tem muita gente insensível à frente daquela agência responsável pela normatização desse segmento de serviços. Que venha janeiro, que venha a nova resolução, com novo rol de procedimentos e que dentro dele esteja pelo menos mais dois tipos de câncer, resta saber qual deles será: eu sou par... ímpar... já! Entendeu? Não tenho nem coragem de pedir a Deus que eu ganhe nesse jogo da sorte, se ganho, outro perde! O bom seria se todos nós ganhassemos os nossos direitos de cidadãos na integralidade, sem disputas e sem mentiras. Tenho dito. Fique com Deus! Amém.   



4 comentários:

Edilson Egito disse...

Sou da área e concordo com você. Acho que as Operadoras de Planos não cumprirão as normas !!! Tudo uma falácia, um engodo !!! Só na
Justiça, provocando ações !!!
Edilson Egito, médico Dermatologista.

Unknown disse...

Pois é meu amigo... Querer acreditar a gente sempre quer, pois somos positivos e queremos crer na solidariedade, mas... O mundo é capitalista demais!! E nos devora frente a tamanha burocracias!! Até nos momentos mais frágeis de dor e sofrimento que é a perda da saúde há vermes mortos de fome para lucrar em cima de tantas lágrimas!!
Vamos acompanhar e torcer!!
Pois esses gigantes sempre encontram "brechas" nas novas leis!!
Beijinhos meu querido amigo!! espero que esteja bem!!

Jú Carelli disse...

Edson querido...
Parabéns pelas suas postagens que sempre trazem informações importantíssimas para refletirmos...
Estamos todos na torcida e que venham as melhoras...
Fique com Deus!!!
Beijos

glauciaeja@hotmail.com disse...

Querido Edosn,
Suas postagagens são muito bem elaboradas e nformativas. Parabéns por tudo que nps tem transmitido. Estamos aí.. na luta;. na vida, com muia paz e luz..
A vc que Deus o abençoe hje e sempre..
Glaucia