domingo, 3 de julho de 2011

Comunidade Servos de Maria do Coração de Jesus

Resolvi passar o final de semana de forma bem diferente, então pensei que poderia procurar um local bem tranquilo para repousar e descansar a mente, já que o corpo não anda muito cansado mesmo. Lembrei de uma comunidade que há muito ouvi falar e, mais recentemente, pelos relatos do meu irmão que esteve lá com a minha cunhada, tendo levado os nossos pais para conhecer o local num dos últimos domingos de maio passado. Então, cuidei de convidá-los para retornar à comunidade, dessa vez para pernoitar de ontem pra hoje, Fomos, eu, Jacqueline, Evaldo, Vilma, Papai, Mamãe, Socorrinha e Zenilde.
Trata-se de uma comunidade católica fundada, em 1997, por um casal de empresários (chamados Mãezinha e Paizinho), juntamente com um Padre (Lorenzo) e uma Irmã (Betina), com o objetivo de dar evangelizar, levando a palavra de Deus aos mais longíquos lugares. Literalmente eles estão chegando longe mesmo, estão presentes na Itália, Panamá, México, Colômbia e outros, vão muito mais além ainda, com a graça de Deus.
Coincidentemente estava acontecendo um retiro espiritual, com a presença de mais de 200 (duzentas) pessoas, de diferentes cidades do estado e de outros vizinhos deste. A maioria composta por jovens, moças e rapazes. Mesmo assim, com a intervenção de Deus consegui garantir acomodações em quatro apartamentos, depois de ter falado, por telefone, com a irmã Betina sobre a minha pretensão de ir em busca de um local tranquilo e, portanto, aprazível, necessário para quem está às vésperas de novo recomeço com a quimioterapia. 
O local em si é muito bonito, está localizado a poucos quilômetros do centro de João Pessoa, no município do Conde, não sei precisar qual é a área total do terreno, mas sei dizer que é muito grande e ainda conserva mata nativa conforme pode ser vista no vídeo que editei para marcar este momento de encontro com Jesus. É tudo muito simples e organizado, limpeza total em todos os ambientes. Não tem luxo, mas encontramos calor humano nas pessoas que nos cercaram, desde o primeiro instante até a nossa saída. Antes de ir arguí sobre o que devia levar na bagagem e o que não podia. Devemos levar nosso material de higiene pessoal, incluindo roupa de cama e toalha. Não tem televisão nos apartamentos e nem podemos levar de casa; não tem frigobar, usamos uma geladeira na copa da ala que nos hospedamos; não tem telefone, só os celulares que só funcionam debaixo de um poste ou por mera sorte quando afastados desse bendito pescoçudo! O preço da diária (R$ 45,00 por cada apartamento, para duas pessoas) garante  as três refeições, café, almoço e jantar. Claro que o sistema está isento de desperdícios e para isso necessário que tenha uma equipe para servir as porções que são disponibilizadas para cada um. Como disse, nada de luxo. Tudo na simplicidade que a vida merece, os homens é que sofisticaram as relações entre si e resultou nesta competivididade desenfreada e maléfica.
No café da manhã de hoje, tive a oportunidade de poder conversar com a irmã Betina, como disse acima ela é co-fundadora da comunidade. É uma mulher alemã, muito simpática e sábia nas suas palavras ao justificar as atividades da comunidade. Ela nos disse, uma coisa que achei muito interessante e logo concordei com o que ouvia. Na verdade é a questão da dualidade, do aceso e do apagado, falava ela que o homem confronta sempre com as coisas de Deus. E que a comunidade trata do resgate dessas pessoas que atendem ao chamamento divino, dando-lhe condições de cumprir a missão de cada uma delas.
Fiz um vídeo e agora estou postando para que conheçam pelo menos as imagens do local, para que possam atrair as pessoas daqui de perto para irem in loco conferir.

7 comentários:

Edilson Egito disse...

Grande Edson; excelente reportagem, excelente gravação de vídeo e canção. A propósito, votei no seu BLOG para o Prêmio TopBlog 2011. Atenciosamente Edilson Egito.

Edson Leite disse...

Obrigado Edilson,
pelo voto e pelas palavras!
Cá estou, neste momento, na Oncoclínica, esperando pelo recomeço da quimioterapia, de onde sairei portando na cintura uma bomba infusora para a medicação das próximas 48 horas. É a primeira vez que usaremos este método e para mim está sendo tudo como da primeira vez.
Logo mais esta ansiedade terá chegado ao seu final e vou postar as fotos do equipamento (que não encontrei aqui na net).
Um abraço, do amigo

Anônimo disse...

obg meu irmaõ,mais uma vez vc demonstra sua fortaleza , perseverança e confiança em Deus o que muito nos motiva frente as intempéries da vida. O passeio foi maravilhoso tanto quanto a companhia de nossos pais , enfim a reuniaõ em familia que será lembrada para sempre.Beijos, que esse momento seja fonte de abastecimento espiritual para enfrentarmos qualquer situação.Sim o video ficou excelente tb.

rnqueiroz disse...

Você é um exemplo de vida pra mim.
Uma pessoa ímpar que, mesmo em meio aos desafios, encoraja os abatidos e faz grande ao que se compara a um grão de areia.
E como suas palavras me tocam, alcançam o cerne da minha alma. Fico feliz em saber que você e a "bombinha" estejam estreitando os laços de amizade.
Desejo que o fofoqueiro do seu amigo "blog" continue dando com a língua nos dentes, e logo divulgue à todos, mais uma de suas vitórias.
Deus o abençõe grandemente meu amigo.
Grande beijo.
Rosineide

Edson Leite disse...

Oi Neide,

Obrigado pela sua visita, adoramos recebê-la em nossa casa. Volte sempre. As suas palavras são muito generosas, só tenho que agradecer-lhe por elas também.

Assim como são gentis as palavras da minha irmã que postou o comentário anterior.

Abraços a tod@s,

PS.: Hoje vou retirar a bomba do pescoço para retomá-la daqui a 15 dias... não sei por quanto tempo ficarei nessa peleja.

Jú Carelli disse...

Edson querido!!!
Que maravilhoso esse lugar... assim como você... cheio de luz e vida!!!
Que Deus te abençoe sempre...
Ah! E o projeto do livro ainda está em pé... eu queroooo... hahahaha
Beijinhos carinhosos

Edson Leite disse...

o livro vai sair sim, dentro em breve, com a graça de deus! Temos muito o que contar e espero que outras pessoas mais abracem o projeto.
A luta continua!