terça-feira, 17 de maio de 2011

Endoscopia e Colonoscopia: dose dupla!

Imagem da Internet
Tenho postado o mau funcionamento do meu intestino nesses últimos dois meses, mais precisamente desde pouco antes do carnaval. O fato vinha sendo tratado como efeito da medicação quimioterápica e como tal estava sendo natural, afinal a diarréia é um dos seus mais frequente efeitos colaterais. Entretanto, suspensa a quimioterapia para realizar o implante do catéter e diante da continuidade dos episódios de rebeldia das minhas tripas, segui o conselho da minha sobrinha e agendei uma consulta com um gastroenterologista.
A consulta ocorreu nesta última segunda-feira e de lá sai com prescrição para realizar exames de sangue, uma endoscopia digestiva alta e colonoscopia com anestesia. Exames necessários para a médica chegar a um diagnóstico mais preciso. Exames de sangue estou letrado, já perdi a conta das vezes que o vampiro me sugou; endoscopia digestiva também não é mais nenhuma novidade para mim, acho que já fiz uma cinco ou seis, a primeira delas só com anestésico para aliviar a garganta. Novidade mesmo é o exame chamado de colonoscopia, para a sua realização requer todo um preparo cuidadoso que deve ser seguido à risca; acabei de iniciar o processo protocolar, fechando a boca para entrar em jejum até o momento da sua realização. Se fosse só isso eu estaria mais feliz, na sequência devo acordar às 6 horas da manhã e tomar um comprimido de Dramin (contra enjoos), para, meia hora depois, iniciar a ingestão de laxante para limpar toda a área intestinal e procurar manter-se hidratado tomando Pedyalite 90, água de côco, sucos coados ou chás a gosto.
Imagem da Internet
Estes são os preparativos, eu diria, físicos neste processo que vai mais além do que provocar evacuações para que seja possível a visualização das paredes internas do intestino grosso. Infelizmente não ser ignorante e ter um pouco de conhecimento pode provocar tensão em determinados momentos da nossa vida. E foi com esse pouco de conhecimento que desconfiei que algo mais estaria por trás disso tudo e a minha desconfiança transformou-se em certeza quando relatei à essa minha sobrinha (estudante de Medicina) sobre o exame solicitado e em que condições ele seria realizado. 
Pasmem, serei invadido em dose dupla pelas duas portas de entrada do homem, fisiologicamente falando, a endoscopia todos sabem que é preciso manter a boca aberta e a colonoscopia requer mais que um boca aberta, ao contrário, se possível que as bocas fiquem fechadas diante da situação na qual vai ocorrer a invasão da mangueira carregando na sua ponta uma microcâmera que não deixará escapar nada da visão dos curiosos. Só espero que o grito de Ação! para iniciar a filmagem seja dado quando aquilo não poder mais identificar a quem pertence!
Para os que não sabem nada do exame, mas estão desconfiando do que estou falando posso afirmar que é isso mesmo: duas mangueiras serão introduzidas, a primeira delas vai descer a ladeira e a segunda vai no sentido contrário. Claro e assim espero que cada uma vai num momento diferente da outra. Porém, se os médicos estiverem apressados e resolverem realizar simultaneamente os exames devo admitir que é preocupante saber que dentro das minhas entranhas poderá ocorrer um tráfego de paparazzis (será este o plural de paparazzi?) e quem sabe até um congestionamento com consequências dramáticas como nó no trânsito e na hora de sair, cada um puxando para um lado... nem pensar, vai ser uma correria daquelas, podendo até misturar as funções dos órgãos. Bom seria que nesta confusão toda as células cancerígerinas arredassem o pé para nunca mais voltar. Elas sabem do que sou capaz, por sentir-me amparado na esperança da misericórdia divina. Afinal, chegar até aqui é prova de superação e de destemor aos efeitos negativos dessa doença.
Mesmo parecendo cansado em determinados momentos, encontro sempre motivo e fonte de renovação da energia e muitas vezes tenho me sentido como uma Fênix saindo das cinzas. Eita, antes mesmo do exame acontecer já estou me comparando a alguém do sexo oposto? Ainda bem que estarei anestesiado e segundo ouvi da minha sobrinha, não lembrarei de nada; nem do antes, nem do durante e o depois... a vida continuará normalmente! Assim espero.
Fiquem na paz de Deus, torcendo por este que acabou de relatar com toda sinceridade que a vida é isso, tal qual nos acontece. Não inventamos nada, até podemos aumentar ou diminuir.

3 comentários:

Jú Carelli disse...

hahahahahaha...
Edson querido... adorei o seu post... estou rindo até agora da forma divertida que retratou os exames...
Eu passei por ambos no mês passado e sei o que está sentindo... a endoscopia eu já havia realizado outras vezes... porém a colonoscopia foi a primeira e como bem disse a sua sobrinha... "Santa anestesia" Não vemos... não sentimos e o melhor não lembramos de nada... hahahahaha
Boa sorte nos exames...
Fique com Deus
Beijinhos

Magnólia disse...

Oi Edson,

Esse tipo de exame não dá pra sentir nada. O ruim dele é o preparo que você tem que fazer. É, literalmente, uma vida de rei: sentado no trono. Mas foi, graças a esse exame, que foi descoberto em mim um tal de colocarcinoma colorretal. Tive que fazer duas vezes, num período de três dias, prá que ele fosse descoberto, depois de 6 em 6 meses e agora de ano em ano. Em Junho é o meu retorno ao médico e com certeza ela vai pedir um exame desses (já estou avisada). Uma das vezes que eu fiz, com um médico diferente das demais vezes, ele não me sedou por completo, eu assisti todo procedimento por um monitor que ficava na frente da gente. É muito interessante, vi todo meu intestino por dentro, até a retirada dos pólipos encontrados (graças à Deus não eram malígnos). Mas nem sentimos quando o aparelho utilizado no exame é colocado em funcionamento.
Um abraço forte.

Magui

Edilson Egito disse...

Grande EDSON LEITE. Admiro muito sua coragem e FÉ. Sou de opinião que o reino vegetal é mais aperfeiçoado que o animal, pois não apresenta aparelho digestivo. Quase não precisa de insumos e única excreta é a eliminação de Oxigênio !!! Continue confiando na misericórdia de DEUS. Um abraço, Edilson Egito,
Médico.