quinta-feira, 5 de maio de 2011

Descaso com a saúde

Depois de aguardar vários dias pela liberação do catéter por parte do plano de saúde, descobri ontem a tarde que a secretaria do Hospital onde será realizado o procedimento não havia feito o encaminhamento da devida solicitação. Isso depois que telefonei para diversas pessoas amigas que trabalham no GEAP Saúde e até mesmo para um dos seus Conselheiros, representante dos assistidos no Conselho Consultivo daquela Fundação, que funciona em Brasília-DF. Não fossem estas ligações telefônicas eu ficaria o restante do ano aguardando por algo que nem tinha sido gerado ainda, num verdadeiro flagrante de descaso com a saúde alheia ocasionado pela secretaria do Hospital em questão. Ainda dizem que isso só acontece no Sistema Único de Saúde.
Não deixarei por menos. Farei uma representação formal contra tal atitude junto ao GEAP Saúde para que fatos como este não voltem a se repetir com outras pessoas.
De uma maneira geral o serviço de saúde está ficando banalizado, os profissionais que deveriam zelar pela saúde parecem contagiados pela vírus da insensibilidade e a consequência disso é o desrespeito aos nossos direitos. Profissionais de saúde empenhados em cuidar do próximo estão cada vez mais difíceis de serem encontrados. Estão agindo como máquinas... entram no plantão, aqueles que estão diretamente com os pacientes, e o pensamento logo se volta ao horário do seu término! O mesmo ou pior ainda é a prática daqueles que são os responsáveis pela parte burocrática do atendimento, estes podem ver a pessoa chegar se esvaindo em sangue, mas querem saber do número do RG, do CPF, endereço, se é casado ou solteiro... só faltam perguntar quantos morreram na segunda guerra mundial ou no golfo pérsico para os mais atualizados! Um absurdo a falta de humanização com que são tratadas as pessoas adoecidas que buscam os serviços de saúde - e não estou falando do SUS, falo na condição de mais favorecido da população por ser portador de uma carteirinha que me permite ter acessos mais rapidamente a este ou aquele procedimento, porém, com a qualidade comprometida da mesma forma com que a maioria da população é tratada neste país.
O mesmo não se dar quando se refere a pessoas detentoras de altos cargos públicos, a exemplo da presidenta Dilma que tem sempre a disposição um dos melhores complexos hospitalares da América Latina - Hospital Sírio Libanês - até mesmo para tratar de uma simples pneunomia. Nunca ela vai saber qual é a realidade dos outros quase duzentos milhões de brasileiros que continuam curando as suas mazelas à base de chás ou de rezadeiras.
Desculpem pelo desabafo, mas fiquei deveras indignado com o lamentável episódio da espera por algo que nem mesmo havia partido do seu destino, senti-me lesado, mas não impotente; alijado do exercício de ver garantido o meu direito, mas não inerte. Pois que estarei, como disse formalizando uma reclamação na esperança de coibir este tipo de atitude insana e irresponsável. Hoje não deu para fazer uma postagem engraçada pela seriedade com que devemos repudiar o ocorrido.
Aproveito para agradecer ao Dr Fernando Carneiro, médico auditor do GEAP/PB, ao Conselheiro Severino Ramos, representante dos assistidos da UFPB no CONSULT e ao funcionário Fábio do GEAP a quem recorri em busca de dar celeridade à autorização do procedimento e liberação do material a ser utilizado.
Fiquem com Deus.

4 comentários:

Lucia Lombardi disse...

Meu amigo, por isso que devemos estar ligados sempre com o Senhor, pois se nao temos Ele por nois, quem teremos entao? As chaves estao todas nas maos dele. Sim a saude e um descaso, mas Deus continua sendo o mesmo, operando em favor daqueles que o temem e que o buscam, e e esse Deus que continua do seu lado! Deus te abencoe!

Solange disse...

Oi Edson...muito prazer

Parabéns pelo blog, muito bom, gostei mesmo. Eu mesma tendo um convênio particular estou tendo alguns problemas que me desgasta muito mais que o meu própio tratamento, mas continuo na luta, sem abaixar a cabeça.

Beijos da Sol

Edson Leite disse...

Oi Lúcia,
Realmente, o que seria de nós se não crêssemos nas graças do Criador. Sem Ele tudo seria mais dificil.
Bom final de semana!

Edson Leite disse...

Olá Solange,
Obrigado pelas suas palavras, quero que saiba que é sempre com muito prazer que recebemos os comentários; mais ainda quando nos identificamos com o foco que estamos dando.
Volte sempre, bom final de semana.