sábado, 21 de maio de 2011

Ariquemes grita por Socorro!

Ariquemes é um município do Estado de Rondônia, situado na região norte do país. Há dias a cidade vem assistindo a morte de pessoas vítimas de câncer com o agravante da fome e da dor! Isso mesmo, já são mais de 30 pacientes que morreram em condições lamentáveis e sem justificativas para explicar o por que do descaso das autoridades públicas daquele Estado. Como é possível fechar os olhos diante do descalabro de ver pessoas morrendo cheias de dores físicas, morais, de forma desgraçada mesmo, consumida pela doença e pela fome de alimentos. É isso que está sendo denunciado no Ariquemes On Line e que estamos fazendo eco desse grito de socorro que vem sendo dado por um pequeno número de pessoas sensibilizadas com este desatino dos técnicos da saúde, responsáveis pela continuidade desses fatos condenáveis.
O amigo Daniel, blogueiro e um dos nossos seguidores, solicitou que fosse reproduzida esta denúncia por nós outros. Tratei de ler a matéria que consta no blog dele ao mesmo tempo recorri à pesquisa para conhecer um pouco do município em questão. Fiquei abismado com as referências positivas obtidas no site Wikipédia, transcrevo parte do que vi por lá:
"Recentemente, Ariquemes, Vilhena e Porto Velho apareceram na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios entre as 25 melhores cidades do Brasil para se empreender. A cidade de Ariquemes foi apontada por ser o primeiro município do interior com a maior arrecadação estadual, além de ser forte na pecuária, na produção de café, cacau, guaraná e cereais, sem falar de possuir o maior garimpo a céu aberto do planeta. O município reúne ainda inúmeras indústrias de diversos segmentos, gerando uma economia que é divida para uma população que ultrapassa 90 mil habitantes. O PIB da cidade é de R$ 1.005.152,00 e o PIB Per capita R$ 11.883,90.[6]"
Segundo a mesma fonte, Ariquemes-RO possui a 20ª melhor nota do IDEB. Possui cerca de sete grandes hospitais, dentre eles o Hospital Monte Sinai. Na educação conta com uma universidade federal e três faculdades particulares.
"Com a nova administração da cidade, podemos perceber que a cidade está sofrendo um "boom" economico, são construções publicas e privadas em todos os cantos da cidade, provando mais uma vez que parcerias público-privadas dão muito mais do que certo."
Eu pergunto: como pode uma cidade com tal perfil ser omissa nos casos de sofrimento humano? Obras de pedra e cal nem sempre é do o povo precisa. De nada estão servindo tantas boas referências enquanto seres humanos desprotegidos estão com as vidas sendo ceivadas de forma tão violenta.
Lamento por todos que se foram e pelos muitos que contuinuam chegando, segundo denuncia a Coordenadora do Centro de Internação Domiciliar. Pelo visto, é um serviço criado para expugar estes pacientes desamparados e não para dar-lhe um atendimento digno, sobretudo quando chegam ao estágio terminal dessa doença maligna. É o câncer contando com a dupla pior que possa existir: a fome e a dor!
Fica aqui o atendimento ao pedido de socorro de um povo que está morrendo em silêncio. Paz e saúde! 

3 comentários:

daniel disse...

Grannnde Edson! Você me comove com sua maneira de dar substância aos fatos. Que esta mensagem se multiplique até que sejam ouvidas pelos surdos e cegos do poder. Vamos continuar repercutindo e batendo nessa tecla, mostrando nossa capacidade de união em prol dos que parecem ter sido abandonados por todos até na hora da morte. Valeu, meu irmão. Forte abraço, paz e saude.

Anônimo disse...

Oie, Sempre acompanho seu blog, mas tenho que visto que vc anda sumido, ta td bem?

Semana passada minha mãe recebeu a noticia que esta curada de um ca de tireoide!!!

Ediane - cg/ms

Edson Leite disse...

Oi Ediane,
Obrigado pela sua atenção. Realmente ando meio afastado das atualizações, envolvido que estou com as consultas e novos exames para investigar o funcionamento do intestino. Estamos, graças a Deus, nas preliminares. E ainda hoje postarei algo no blog.
Fico muito feliz pela cura obtida pela sua mãe, Deus é realmente misericordioso.
Bjs