quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Notícias

Atendendo a milhares de perguntas estou passando por aqui para dar notícias. Assim sendo, vamos aos fatos. Após as três sessões de quimioterapia, que corresponde a um ciclo, estou em quarentena aguardando a chegada do dia 10 (próxima segunda-feira) para realizar mais uma tomografia computadorizada da região abdominal superior.
O resultado desse exame é crucial, será mais um divisor de águas. E, claro, diante desta verdade, eu não posso deixar de estar ansioso (acho que até um pouco temeroso do desdobramento). Apesar disso, estou firme e busco restabelecer, a todo instante, a confiança, acreditando que terei novo momento de tranquilidade, assim como foram os dez meses que antecederam esta recidiva indesejada.
Entretanto, confesso que pensar em retomar a mais sessões de quimio, me deixa muito apreensivo. Não sei se aguentarei enfrentar tudo novamente, não pela minha vontade, mas falando da resistência física mesmo. A cada dia tenho perdido peso o que me levou a procurar neste dia de hoje uma nutricionista, na tentativa de recuperar o peso perdido e evitar aumentar a perda de massa. Nem sei se ainda tenho em quantidade que possa fazer um pão, quanto mais uma pizza.
Trouxe pra casa uma dieta a ser seguida, livre de frituras - para evitar os desarranjos intestinais - e de derivados de leite, além de outras restrições: manga, laranja, mamão (o que me impede de comer salada de frutas tradicional). Tem nada, não. Tudo é passageiro. Logo estarei me fartando dessas guloseimas que estão me tirando hoje.
Bom, são estas as novidades. No geral continuo bem, sem maiores reações aos quimioterápicos e crendo no Deus criador de todas as coisas e nosso Pai celestial.

METÁSTASE

Considerando que muita gente acaba chegando a este blog em busca de relatos, muitas vezes sem infrmação alguma e diante de uma cena no seriado Malhação, onde uma personagem descobre que está com câncer em uma das suas mamas e não tinha ouvido falar ainda em metástase, quero dizer que é uma das possibilidades no caso de câncer. E o que é a metástase em si? Em linguagem simples, posso dizer que é quando o câncer sai do órgão de onde surgiu e parte para atacar outro órgão; foi assim comigo. O câncer originou-se no meu estômago, foi eliminado com a cirurgia, mas já havia se infiltrado no fígado, por isso tenho feito a quimioterapia. Não mais para tratar do câncer que tinha no estômago, e sim do fígado. Isso pode ocorrer com todos os tipos de cânceres. Não vou entrar no mérito do porquê pode ocorrer a metástase, deixo isso para você perguntar ao seu médico oncologista.
O melhor é pensar positivo, acreditando que enquanto há vida, há esperança. E assim vamos levando a vida.], como Deus permite. Amém.

2 comentários:

Eliane Furtado disse...

NOSSA HISTÓRIA É MUITO PARECIDA.

Anônimo disse...

olá ,tudo bem? mais uma vez passo para deixar minha mensagem de paz ,na tentativa de motivar ainda mais sua habilidade untelectual e ao mesmo tempo humana,considerando sua intençaõ de ajudar,como sempre, outras pessoas,ou melhor inúmeras pessoas,que vão aos poucos compondo ramificações de afeto e solidariedade. É isso ai, meu irmão,prossiga, o mundo precisa de otimismo, de força, de vc e Deus tem e continuara tendo complacencia donós pobres pecadores,capacitando pessoas maravilhosas como vc, te amo, coragem, te amo. SOCORRO LEITE