sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Indefinição

Como consta na minha última postagem, hoje foi a vez da consulta ao médico angiologista para tratar da possibilidade da colocação da prótese biliar. Logo de início da nossa conversa o médico foi logo afirmando que eu não estava com "aparência" de ictericia e que, nesses casos, não caberia usar tal procedimento invasivo. Em todo caso requisitou novo exame de imagem: colágiomagnética (foi o que entendi), uma certeza ficou, é mais uma ressonância magnética!

Não sei se fico aliviado com este pré-diagnóstico ou se isso demonstra uma imprecisão do rumo que será dado para tratar da pressão que o tumor está fazendo sobre o canal biliar, provocando o seu estreito em determinada área e aumento em outra. 

Depois das explicações de hoje, ficou clara a situação. Simples de entender. A bilis é produzida no fígado e fica depositada na vesícula para depois ser expelida para o intestino, no meu caso, que não tenho mais a vesícula, a bilis secretada -cerca de 600 ml/dia - vai direto, pelo canal biliar, para o intestino. Se o canal sofre estreitamento em determinado ponto, a tendência natural é que o canal seja alargado em outras extensões desse canal o que pode acarretar o seu rompimento (assim como ocorre com cano entupido, a água tem que sair em algum local) e espalhar-se pelo corpo - provocando a icterícia, acúmulo de bilis nas mucosas e na pele. 

Outros sintomas somam-se a este fenômeno colorido de partes do nosso corpo, como o escurecimento da urina (ficando muito escura mesmo, próxima do marrom) e o clareamento das fezes (como se tivessem sido lavadas com sabão omo - branco total!). Não se assustem comigo, não tenho nenhum desses sintomas, graças a Deus! Imagine usar papel higiênico e não saber se ele cumpriu o seu papel, literalmente, ou você não olha para o papel depois de usá-lo, para conferir se limpou mesmo?!

Bom, brincadeiras a parte. A hora é de seriedade, ou melhor de jejum. Farei novos exames de sangue amanhã cedo para pesquisar o nível das bilirrubinas (Total, Direta e Indireta), são parâmetros para definir o compromentimento da função hepática. Fiquem com Deus.

Saiba mais sobre Icterícia, visitando site: http://www.blacklab.com.br/ictericia.htm

3 comentários:

Lucia Lombardi disse...

Edson tudo e possivel ao que cre. Se vc crer na obra restauradora de Jesus Cristo, esse exame nao vai dar nada. Eu creio.Lucia

Karina - Frei-Sein disse...

Oi meu amigo... Saudades de ti!!
Que fase que tu estás a passar... Mas tenha fé tudo irá se conduzir para o melhor caminho, como eu já acredito que esteja... Veja um dia a prótese é quase uma certeza no outro já começa a parecer em segundo plano... Vc é um guerreiro e não irá sofrer aquilo que não estiver em seu planejamento de vida, Deus cuida de seus filhos sempre!!
E eu estarei aqui sempre na torcida por ti, pois tenho muito carinho por vc!!
BjoKas...

Anônimo disse...

mais uma vez ,meu querido ,DEUS ouviu nossas preces...vamos perseverar e continuaremos alcançando a SUA misericordia,beijos tua mana socorro