quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Anisocitose, Leucopenia e Plaquetopenia

Mais nomes estranhos que acabam de aparecer nos resultados dos meus exames de sangue anisocitose, peucopenia ou trombocitopenia. Claro que recorri ao meu amigo investigador, o Sr. Google. Catei algumas explicações e estou postando agora, mais para ilustrar mesmo do que para preocupar. Diz um velho ditado: "O que não mata, engorda!" Então, se nenhum desses indicadores representam o ponto final na nossa história, que venha para engordar, pelo menos, o elenco de palavriados que tenho juntado ao longo dos últimos dois anos. São três as novas palavras, a saber:

Anisocitose é uma variação no tamanho das hemáceas (glóbulos vermelhos do sangue), que fica maior que o normal. Quando discreta pode não ter nenhum significado clínico, mas pode também acompanhar a maioria das anemias em seu início.

Leucopenia não é uma doença, ela representa uma diminuição dos glóbulos brancos do sangue e está associada a algumas doenças que podem ser graves, porém, algumas pessoas têm um número menor de glóbulos brancos sem que isso signifique uma patologia. Tudo vai depender das condições em que esta leucopenia está ocorrendo.

Plaquetopenia ou trombocitopenia é uma diminuição do número das plaquetas (células sangüíneas responsável pela coagulação) na corrente circulatória. Pode ser de causa hereditárias (síndrome de Wiskott-Aldrich, síndrome de Bernard-Soulier, síndrome de Fanconi) ou adquiridas (púrpura trombocitopênica idiopática, secundária a doenças auto-imunes, anemia aplástica anemias megaloblásticas, coagulopatias de consumo, etc.).

Na verdade, tudo gira, conforme se verifica nas definições, em torno da anemia e da baixa imunidade; coisas que estou careca (literalmente) de saber e de tentar combater. Seja com alimentação balanceada, seja com cuidados ao evitar ambientes contaminados ou a aproximação de pessoas com qualquer tipo de virose. É isso, um dia saberemos decifrar todas essas incertezas.
 
CHICO XAVIER - a mini-série!
 
Para quem aina não viu ou quer ver novamente, a Globo estar transmitindo, desde ontem, a história de Chico Xavier numa mini-série de quatro capítulos. Vale a pena assistir. 
Do episódio de ontem ficou uma fala do Chico que dizia mais ou menos assim: "Se choramos os nossos mortos com sentimento de saudade, todos ficam satisfeitos - servirá como luzes no caminho que a pessoa irá trilhar; mas, se chorarmos com o sentimento de perda, de revolta e de indignação, afetará a tranquilidade do desencarnado e dos ainda encarnados."  Isso me tocou e me fez lembrar uma velha canção que fala de coisa parecida: "Quando eu morrer não quero choro nem vela, só quero uma fita amarela..."
Vou continuar continuar acompanhando os demais episódios, é pena que seja tão tarde. Para finalizar, quero relembrar a todos que nunca é tarde para ser feliz! Fiquem com Deus!
 
PS.: Continuo na batalha, na parte da tarde irei consultar o oncologista para dar continuidade à quimioterapia, considerando que está quase descartada a implantação da prótese biliar. Em caso de novidade estarei de volta de imediato.

Nenhum comentário: