quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Aniversário de 80 anos!


FELIZ ANIVERSÁRIO!
É com muita alegria que chego a esta data de hoje, quando estamos podemos comemorar o aniversário de uma pessoa da família com tantos (poucos) anos de vida, afinal não é todo dia que vemos uma pessoa cantando Parabéns prá Você aos oitenta anos. Principalmente, como disse uma das minhas filhas, Priscila, "chegar inteiraço". Naturalmente não estou falando do meu aniversário, ainda, pois faltam alguns anos ainda, digamos que faltam vinte e seis anos para completar essa conta octogenária.
Estou falando da alegria de poder compartilhar desse momento em o meu pai completa 80 ANOS DE VIDA, juntamente com a minha mãe, irmãos (exceto o Raldi, que Deus levou muito cedo), sobrinhos e toda a terceira geração do clã do Raimundinho, como sempre foi chamado no seio familiar e pelos amigos mais íntimos. Para os demais, Raimundo (não poderia deixar de ser, tendo nascido em terras piauienses, onde este nome é sagrado, inclusive servindo de tema para piadas e brincadeiras). Lembro de uma vez que o censeador do IBGE ao chegar numa casa do interior do Piaui, iniciou o preenchimento dos formulários (lembram daqueles cadernos quer éramos obrigados a encontrar uma resposta para cada pergunta?!!)... - Como é o nome do dono do seu marido? perguntou. - Raimundo Nonato, respondeu a mulher cercada por cinco filhos pequenos, dois na roça e um na barriga doido pra se juntar ao grupo. - Agora, deixe eu perguntar a cada um desses meninos se eles sabem o nome deles... - Diga o seu nome. - Raimundo Nonato, tombém... tendo sido respondido. Partiu para o próximo menino com a mesma pergunta e, mais uma vez, resposta igual: - Raimundinho (pelo menos uma forma para diferenciar no chamamento). O outro respondeu: - Raimundo José... e mais Raimundo de Nazaré... cansada de ver os filhos sendo interrogados, a mãe indgnou-se e gritou para o último dos filhos: - Não dige não, Mundinho...  
Não foi para contar causos piauienses que acordei cedo assim, foi para concluir os finalmentes para as festividades de logo mais a noite, quando estaremos nos reunindo para prestar uma pequena homenagem a essa pessoa maravilhosa que em todos continua acreditando, apesar de tantos exemplos de que as coisas mudaram e os valores pessoais já não são os mesmos. Na sua inocente teimosia tem momentos que, para preservá-lo, temos que ter pulso forte nas nossas opiniões (as decisões deixamos para ele tomá-las). Neste momento estou gravando os DVDs que serão entregues aos participantes contendo diversas mensagens de afeto, sei que ele irá gostar muito. Resgatamos fotos do fundo do baú. Relembramos fatos do tempo que cachorro era amarrado com linguiça. Foi tudo feito com muito carinho e dedicação. Tem um banner; calendário num porta-retrato com dados alusivos ao seu niver; tem até a história dele contada em cordel (advinhem quem escreveu?!).
Como disse acima, são poucos os escolhidos para vivenciar momentos como esse e, portanto, merece ser registrada e compartilhada por todos os parentes e amigos do coração. É isso, peço permissão a tod@s vocês para fazer este registro literário no qual externo toda a minha gratidão de filho pela educação que recebi, pelo exemplo de vida que ele continua nos dando (mesmo discordando em alguns momentos) e dizer a esse PAIZÃO uma coisa que me foi dita anos atrás, bota atrás nisso, que marcou bastante o meu modo de ver a vida e me relacionar com as pessoas: OBRIGADO POR VOCÊ EXISTIR!!!
Uma frase simples, mas de efeito estupendamente grande quando dita de coração aberto e com toda sinceridade que requer ser dita. Encerro por aqui, pedindo ao Papai do Céu muita saúde, paz e felicidade para o sr. Raimundo Leite, ou simplesmente, Raimundinho!!! Feliz aniversário, pai, te amo!

3 comentários:

Marina da Silva disse...

Edson,
Que lindo! Fiquei emocionada com sua homenagem! Tudibão no níver do seu pai e que Deus abençoe esta família! Diga a seu Remundo(é assim que nóis miners chama nossos Raimundo) que lhe mando um abração de FELIZ ANIVERSÁRIO!
aBRAÇO E BOA FESTA! Marina!

O SOL do amanhã... disse...

Que DEUS abençoe grandemente seu pai e que nos permita chegar nessa idade, pois essa é a minha meta!!!

Abraços!

Edson Leite disse...

Tudo saiu nos conformes, mantivemos a surpresa até a última hora... serviço de buffet imprecável... várias homenagens gravadas em vídeo e consolidadas em um DVD que foi entregue a todos como lembrança, além de um banner, calendário de mesa e um livro de cordel...
O importante é ter marcado a data para ele e todos os demais membros da família.
Agradeço e transmitirei a eles as felicitações que vcs estão enviando.
A vida continua e a meta será alcançada, se Deus quiser!!!
abraços,