quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Retrospectiva 2011

Mais um ano se passou... devemos olhar para trás e agradecer a Deus por todos os livramentos que nos foram concedidos ao longo desses últimos 365 dias! Louvando e rogando por dias cada vez melhores. Devemos ver que todos os obstáculos foram vencidos e  nada melhor que fazermos um relato do que vivenciamos para dar o nosso testemunho das vitórias obtidas.
Pois bem, o ano de 2011 iniciou com o meu retorno à quimioterapia devido à rescidiva do tumor. O agravante da situação estava no fato de que o seu crescimento estava obstruindo o canal biliar que, fatalmente, acarretaria em icterícia (pelo acúmulo de líquido na região abdominal). Cogitou-se, inicialmente, em fazer um procedimento cirúrgico para tentar reduzir o tamanho do tumor, porém, foi abortado pela sua proximidade com o canal e o risco não valeria a pena ser corrido. Uma prótese seria então a solução caso continuasse a aumentar a compressão. Todavia, por obra Divina, nenhum desses procedimentos veio a ser concretizado. A quimio veio dando conta do recado.
Complicações intestinais foram investigadas por duas colangionoscopia, uma a cada seis meses, e nada de anormal encontrado. Pequenos pólipos foram retirados na primeira delas e na segunda estava tudo limpo, literalmente.
A última ultrassonografia revelou que o nódulo continua no mesmo estágio no qual encontrava-se em janeiro de 2011, do contrário, segundo o médico, eu já estaria passando de amarelo pintado para verde... seria um marciano em tratamento aqui na Terra.
Claro que nem tudo foram flores, passei por momentos desagradáveis, devido aos incômodos intestinais. Coisa que aprendi a contornar com a medicação para reposição da flora intestinal. Infelizmente, remediava uma situação para dar lugar a outra... a prisão de ventre! Um meio termo tinha de ser encontrado. Suspendi a ingestão de todos os derivados do leite, por pouco não retirei o Leite do meu nome...
Nessa brincadeira toda, completei três anos! Tempo que considero como sendo dado de cortesia e pelo qual tenho que agradecer constantemente. Falo assim para aquelas pessoas que possam estar pensando, nesse momento, que a vida acabou diante do diagnóstico de câncer. A vida não acaba antes do dia! Enquanto há um sopro, uma luz acesa, é sinal de que há esperança e não devemos nos deixar cair em desespero ou nos entregarmos ao desânimo - os nossos piores inimigos nessas horas em que o nosso estado de espírito precisa de segurança e tranquilidade. E assim tenho encarado tudo isso. Com confiança e muito ânimo, para que daqui a um ano eu possa estar fazendo mais uma retrospectiva dos fatos. Tenho dito, Amém!

10 comentários:

joes disse...

Ola! acompanho seu blog aqui quieta,mas hj tenho que falar! admiro muito voce e seu jeito de encarar a realidade!! estou sempre em minhas oraçoes pedindo a Nosso Pai Celestial para te manter sempre com essa garra e alegria pela Vida!!
UM grande Abraço!!!
Josélia Brito

Unknown disse...

É isso aí meu irmão. Você tem sido um exemplo de motivação em defesa da Vida. Sua serenidade diante dos problemas só demonstra o grau de maturidade e espiritualidade em que você se encontra. Seu Mestre Interior está em harmonia com o Deus do seu Coração. Um afetuoso abraço de seu irmão Evaldo Luiz.

Edson Leite disse...

Olá Josélia,
Que bom vc ter quebrado o silêncio, obrigado por estar acompanhando e fazendo as suas orações pela minha pessoa.
São essas orações que, certamente, estão dando sequência aos meus passos. Uma coisa é um pedido e outra são vários pedidos formulados de uma vez em prol de uma mesma causa. Espero continuar sendo merecedor dessas preces e pelo pronto atendimento com que tem sido processadas pelo nosso Papai do Céu. Amém!

Luiz Correia,
Por onde tem andado meu irmão? Estamos com saudades desse bucho. Lembranças a Wilma e tenham uma boa viagem de retorno à casa. Abraços.

Silvana disse...

Oi Edson,
sim as vitórias precisam ser contadas e o seu blog e seus depoimentos ajudam muitas pessoas, tenho certeza, pois ajudam a mimrrsrs.
Amigo de caminhada, saiba q vc está em minhas preces, e que desejo que este ano seja melhor e assim sucessivamente.
Um grande abraço, e que o Pai Celestial te ilumine e dê sempre o suficiente.

Edson Leite disse...

Oi Silvana,
Com se foi de festejos natalinos? Feliz 2012.
Sim, peço sempre o suficiente para todos nós, não adianta querer muito, basta o essencial... e o essencial é invisível aos olhos, já disse Exupéry.
Valeu minha amiga, vamos continuar batalhando e relatando as nossas vitórias. Amém!

Jú Carelli disse...

Oi meu amigo querido!!!!
Bela postagem... como bem disse ninguém vai antes da hora... também gravei essa informação... Deus nos deu a vida e é somente Ele que sabe a nossa hora... então bora viver da melhor maneira possivel... agradecendo sempre por tudo que nos tem sido dado...
Um feliz 2012 para você repleto de saúde e de FELICIDADES!!!!
Beijos carinhosos

Elaine SP disse...

Vc é demais mesmo rs!!!! Sempre com as melhores palavras, os melhores sentimentos...
Q venha 2012 com toda força que a vida nos oferece!

Edilson Egito disse...

Grande Edson Leite; excelente relato da RETROSPECTIVA 2011.Sua experiência descrita e sua FÉ, com certeza ajuda muito à aqueles que se encontram em situações similares à sua. Em minha modesta opinião, este é o grande VALOR da existência do teu BLOG.Só desejo fazer um pequeno esclarecimento técnico do teu relato. A icterícia que pode advir (com aumento das Bilirrubinas) é realmente devido à compressão externa das vias Biliares. Quanto ao acúmulo de líquidos na cavidade abdominal (Ascite)é consequência da obstrução parcial do Sistema Portal
(grande veia que chega ao Fígado -
que é o laboratório do organismo e que processa todos os metabólitos importantes e transformam em energia,mantendo a VIDA).Portanto, sem Fígado não há VIDA. No mais, tudo de bom para você em 2012 e continue em sua LUTA, superando o
terrível Caranguejo. Um abraço fraterno, Edilson Egito, médico Dermatologista.

nilton disse...

Conheci seu blog hoje, 16/01, no início da tarde e não consegui mais parar de ler. Nesse momento são 21:31hs e li todas as postagens desde de 2008. Sinto uma alegria profunda em conhecer uma pessoa tão bacana. Quando assisti seu vídeo com a música do lenine ao fundo, parecia que nos conhecíamos há muito tempo. Forte abraço meu amigo, Nilton

Edson Leite disse...

Jú, Elaine, Edilson e agora o nosso amigo Nilton!
Obrigado a todos vcs por estarem sempre presentes, e particularmente ao Nilton... tá brincando, ler todas as postagens numa tarde!!! Ficou livre de todos os pecados. hehehehehehe
Jú, ainda não consegui concentração para tocar o projeto, mas antes do carnaval vou tomar vergonha na cara e inicíar a obra. Promessa é dívida.
Um abraço a tod@s!!! Boa noite.