sábado, 28 de janeiro de 2012

De retorno é que se anda para frente!

Na nossa vida chega um ponto em que vivemos de paradoxos, um desses momentos é quando retomamos com a quimioterapia. Depois de algum tempo sem ela e diante da necessidade, retornar a ela é abrir a possibilidade de darmos mais alguns passos para frente. É assim que estou me sentindo nesse final de semana. A bem da verdade, adiei por conta própria as sessões desde novembro do ano passado, exercitando meu direito de cidadão livre e consciente de todas as consequências dos meus atos. Queria passar as festividades de final de ano livre de qualquer atrelamento a máquinas ou furadas de agulhas, queria esquecer o que foi o final de 2008 - posso dizer que aqueles dias foram marcantes e ainda dói a lembrança de tê-lo vivido. Mas, superei. Pratiquei a esperança. Acreditei que aquilo era passageiro e que logo tudo teria terminado.
De certo foi passageiro, posto que o tempo não pára! Foi marcante pelo desconforto até então nunca sentido em toda minha vida. Viver era preciso e só elevando o pensamento encontraria forças para passar por aquilo tudo. Passei, aliás passamos, incluo ai os meus familiares em geral e até os amigos de todas as horas. Foram tantas as coisas que vieram para somar com o desespero, dias internados em unidades de terapia intensiva, quase um AVC que me deixou sem ler por alguns dias. A cada nova sessão de quimioterapia uma novidade agravava o meu quadro de saúde, deixando-me mais fragilizado, mais magro a ponto de promover corrida de cachorro pelos meus ossos. Um prato cheio para os famintos caninos.
Graças a Deus, tudo foi sendo superado. Uma coisa de cada vez ia sendo vencida à medida que elas iam surgindo. Bençãos que tenho agradecido todos os dias.
Contei com a perícia do meu oncologista, do qual não largarei nunca. Cuidava ele de combinar as drogas nas medidas certas e direcionadas para o meu caso em si, como deve ser em geral qualquer tratamento médico - personalizado, individualizado. E os resultados foram sendo otimizados ao longo dos tempos. Até os dias atuais.
Como disse no início, suspendi o tratamento para atender uma conveniência pessoal minha. Entretanto, de volta ao presente e de forma responsável estou me preparando psicologicament para recomeçar já na próxima terça-feira. Estou com os exames de rotina programados para segunda-feira e a depender do resultado, estarei apto para o dia seguinte. Nesse ínterim não me descuidei nem um pouco, tanto que fiz exames de imagens (ultrassonografia e por último, uma TC do abdomem total). O resultado de cada um deles foi satisfatório, apesar de  nenhum deles sugerir uma suspensão maior nesse recesso quimoterápico, também não causou preocupação médica, mesmo tendo registrado um considerável aumento no volume do tumor. Também percebe-se, pelas imagens, que estar ocorrendo uma necrose tumoral de intensidade considerável, dando provas de a quimio estar surtindo efeito positivo sobre este mal cavernoso. Também não estar ocorrendo o crescimento do tumor rumo a veia porta, o que nos alivia um pouco, pois distancia a possibilidade da icterícia, dentre outras providências que teriam que tomar. Enfim, o saldo de tudo isso é positivo. Não tenho do que reclamar ou lamentar.
É isso, enquanto milhões de estudantes estão retornando para a sala de aula e outros milhares de brasileirinhos, dentre eles a minha netinha Ana Vitória, estão indo pela primeira vez à escola, eu estarei retornando para a minha clínica oncológica predileta, quiçár seja pela derradeira vez, mas se não for esta a vontade de Deus, que venha outras férias e após estas, as retomadas, se elas forem necessárias para continuar andando para frente!
Um abraço e bom final de semana. Amém!  

8 comentários:

MARINA DA SILVA disse...

Edson,
Se tem nova etapa do tratamento a seguir é sinal de que vc está vivinho da silva! Então meu filho é vamu qui vamu. A paradinha básica faz parte né? Afinal todo mundo merece férias, até o pessoal da oncologia...he, he, he.
Conte com minhas orações e desejos positivos que tudo corra bem! Deus abençoe vc e sua família. Vamos pra cura! Abraço. marina da silva

Silvana disse...

Olá amigo,
este retorno será positivo, pode crer.
Estou pedindo a Deus por vc.
Ps, descupe ter te chamado de João no ultimo post, uma das vantagens da quimio é que vc pode colocar todas as gafes na conta dela kkkkkk.
Abraços

Edson Leite disse...

É isso, Marina, se temos que retomar algo quer dizer que continuamos na marcha! Vamu que vamu... com força e garra, sempre.

Silvana, não se preocupe com a troca de nome não me doeu nada. Muitas vezes fico querendo lembrar o nomes das pessoas que falam comigo nesses encontros casuais da vida... alguns consigo lembrar, outros mando lembranças a todos sem nem ligar nada a nada... isso sim é uma gafe de primeira! hehehehehe e um vexame sem tamanho.
Outro dia lembrei de peguntar a uma amiga quando ela iria ter o filho (sabia que estava grávida) ai ela respondeu, já nasceu e está quase chamando mamã... hehehehehe pense!

bom domingo para tod@s!

Elaine SP disse...

Ufa!!! Demorou rsrs...É engraçado como sinto "sua falta". É tão gratificante vir aqui e ter novas palavras de esperança para ler. As retomadas e caminhos que vc descreve são tão parecidas com a de meu pai amado, que me sinto voltar no tempo e isso é tão bom...
Hoje, domingo, é retorno aos nossos trabalhos espirituais. Eu trabalho em uma casa espírita em SP, chamada "Perseverança". Que possamos todos nós, do Céu e da Terra, estarmos unidos numa só vibração de amor e esperanças de dias melhores.
Boa sorte, sempre!

Edson Leite disse...

Olá Elaine, obrigado pelas suas palavras e me sinto honrado ao ser comparado, de certa forma, ao seu amado pai. É muita responsabilidade para mim saber que a faço lembrar dele. Ah, fico satisfeito em saber do seu trabalho na casa espírita Perseverança.
Que possamos, sim, vibrar tod@s nós numa só sintonia para espantar os males que afligem a humanidade.
Por falar nisso, a revista Isto É desta semana aborda esse tema numa reportagem "Comportamento". Vale a pena uma leitura.
Boa semana.

MASSAKI disse...

Caro,Sr.Edson

Andei sumido,pois tive alguns problemas pessoais que estao sendo solucionados,gravas a Deus.
Como sempre otimista e nos passando grande energia,pois sempre que leio os suas postagens percebo que meus problemas sao infinitamentes menores.E isso me fortalece,muito obrigado.
Com certeza o Sr.merece ferias sim,e que este retorno seja sempre positivo.Muito bom saber que o saldo e positivo,pois tenho a certeza de que a fe e a vontade de viver ajuda a "deter"este mal.
Desejo que este tratamento seja o menos traumatico possivel,e que continue lutando com este pensamento positivo e bom humor.
Estarei orando para a cura.
Grande abraco

Massaki

Jú Carelli disse...

Edson meu amigo...
Sua força me encanta e nos motiva a cada dia para acreditar que quem tem fé consegue o que quer!!!
Espero que tenha corrido tudo bem hoje (terça-feira)...
Na torcida de sempre...
Fique com Deus!!!
Beijos iluminados

Edson Leite disse...

Massaki,
sentimos a sua ausência, ainda bem que retornou e com o problema solucionado. Assim é a vida, de idas e vindas, problemas e soluções, tristezas e alegrias....
Certamente que a força de vontade e a esperança em dias melhores ajudam nesse tratamento bastante dolorido para muitos, causando desconfortos muitas vezes inimagináveis quando por ele estamos passando. Obrigado pelas suas orações, meu amigo, e por favor, trate-me por vc mesmo... costumo dizer que o "senhor" está no céu. Abraços,

Jú, querida bom ver vc novamente.
Hoje estava previsto reiniciar a quimio. Mas, ficou apenas na consulta quando levei o resultados dos exames de rotina, as alterações não me impedem de iniciar o ciclo... ficou para amanhã!
Na consulta correu tudo bem, conversei bastante com o médico que prometeu solicitar novos exames de imagens ao término desse ciclo para comparar com os últimos exames. Pelo que sei, estar ocorrendo necrose em boa parte do tumor, apesar do crescimento aparente dele. É na verdade uma facaa de dois gumes... como não vivemos sem o fígado (onde localiza-se o tumor) se continuar aumentando de tamanho, mesmo necrosando, estarei um dia com as funções hepáticas comprometidas... o que não queremos que ocorra!
Deus há de saber a medida certa, sei que Ele é doutor em todas as ciências e de geometria entende muito bem.
Continuamos na luta, com as graças divinas! Amém.