sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Ressonância magnética: Como funciona?

A ressonância magnética que eu ia fazer na próxima segunda-feira foi antecipada para a tarde de hoje, por conveniência da Clínica eles me ligaram por volta do meio-dia e marcaram para o final da tarde. Não demorei mais que quarenta minutos, contados no relógio entre a chegada na recepção e o término do exame. Fiquei realmente muito surpreso, quando lembro que já passei uma manha inteira para fazer este mesmo exame, num passado bem recente.
Pois bem, enquanto me preparava para "entrar" na máquina fiquei me perguntando como aquilo funciona. Logo pensei em perguntar ao Sr. Google, para fazer uma matéria sobre o assunto, com a resposta que me seria dada. Então estou cá, com algumas informações básicas sobre a ressonância magnética, visando, claro, esclarecer às pessoas que venham a se questionar sobre o tema.

HISTÓRICO DA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

A ressonância magnética é um exame que utiliza imagens do interior do nosso organismo, capturadas por uma máquina que tem a aparência de um túnel, onde o paciente adentra por ele, deitado, imóvel e com os braços acima da cabeça. O primeiro aparelho foi usado em 1977, nos Estados Unidos e levava mais de cinco horas para fazer imagens semelhantes as que são feitas hoje em poucos segundos. São mais de 30 anos de existência para formar um cartel de milhares de máquinas espalhadas pelo mundo. A máquina que usamos aqui hoje é da marca GE (General Eletric) - muita gente deve lembrar das velhas geladeiras e outros aparelhos eletrodomésticos da mesma marca.

COMO FUNCIONA A MÁQUINA

A tecnologia deste exame é bastante complicada e nem todos a compreendem bem. São máquinas barulhentas, diferentemente dos tomográfos que funcionam em silêncio. O que acontece com o seu corpo enquanto você está na máquina? O que você pode ver com ela e por que tem de ficar tão imóvel durante o exame? 
Essa máquina mirabolante utiliza ondas de rádio para "ligar" os órgãos internos com o monitor, para capturar as imagens desejadas, centradas em pontos de interesse da pesquisa. As imagens geradas são comparadas com imagens padrões, digamos, com imagens de órgãos ilesos. Na ocorrência de anormalidades a máquina detecta as diferenças e faz os registros, permitindo ao médico radiologosta a leitura e diagnóstico final.

CURIOSIDADE

O nível de detalhes que podemos ver é extraordinário quando comparado com qualquer outro tipo de exame de imagens. A ressonância magnética é o método preferido para o diagnóstico de muitos tipos de traumas e doenças devido à sua incrível capacidade de personalizar o exame de acordo com o problema médico específico. Ao modificar os parâmetros dos exames, o aparelho de ressonância pode fazer com que tecidos do corpo apareçam de maneiras diferentes. E isso é muito útil para que o radiologista (que lê o exame) determine se algo visto é normal ou não. Se sabemos que ao fazer "A", o tecido normal terá a aparência "B", e se isso não acontecer, pode haver alguma anomalia. Os sistemas de ressonância magnética também podem fazer imagens do sangue circulando em praticamente qualquer parte do corpo. Isto nos permite realizar estudos que mostram o sistema arterial do corpo sem mostrar o tecido ao seu redor. E o que é mais impressionante, em muitos casos, o aparelho consegue fazer isto sem injeção de contraste, que é necessária na radiologia vascular.

CONCLUSÃO

Claro que muito mais se pode conhecer sobre esse tipo de exame por imagens, por isso deixo aqui o link de onde retirei boa parte do conteúdo desta postagem. Espero que tenham gostado do nosso relato. Perdi a conta de quantos desse exame já fiz ao longo desses dois anos, tenho feito também tomografia computadorizada e até mesmo o PET Scan. Tem posts sobre estes assuntos no blog.
Bom final de semana para todos. Fiquem com Deus.

2 comentários:

Jú Carelli disse...

Olá Edson...
Parabéns pela força garoto!!!
Assim como vc também venho na luta contra contra o câncer... primeiro um CA de ovário. Venci!!! Agora estou no meio investigativo por conta do aparecimento de 3 nódulos no fígado... iniciei a quimio novamente por precaução e irei iniciar a investigação nesse órgão. Tenhamos força e Fé e vamos em frente!!!
Ficarei muito feliz se tb me sguir no meu blog...
http://superjulianacontraocancerdeovari.blospot.com
Fique com Deus!!!
Um grande abraço
Juliana.

Edson Leite disse...

Oi Juliana,
Não só estou seguindo o seu blog como o inseri tb na relação dos meus favoritos. Bjs,