sábado, 29 de janeiro de 2011

Colangioressonância Magnética

O colangioressonância magnética foi mais um dos exames de imagens realizados nos últimos dias. Foi solicitado pelo angiologista para dirimir dúvidas sobre a compressão do canal biliar, para decidir sobre a colocação ou não da prótese percutânea. Mais parece uma novela essa minha história, na verdade aqui não existe imitações - é real mesmo!
Pois bem, para quem estar me acompanhando e aqui abro parênteses para agradecer pelo grande número de pessoas - quase um para cada ano da minha vida, faltam apenas mais dois - digo que o resultado deste exame, apresentado em primeira mão ao meu oncologista, sugere que devemos retomar com a quimioterapia e deixar para fazer nova avaliação após um ou dois ciclos (três ou seis sessões de 21 dias de tratamento). Explico a razão dessa decisão.
Há um ano, janeiro de 2010, pelos resultados da ressonância magnética feita naquele mês, tive alta da quimioterapia... o tumor havia desaparecido! Não era ali ainda o momento da grande cura. E permaneci em alta durante quase todo o ano, quando em outubro - nos exames de controle/manutenção - a tomografia do abdômino-pélvica revelou a recidiva do tumor, com tamanho aproximado de 5,7 x 3,9 cm. Tumores no fígado evoluem muito rapidamente, chegam a dobrar de tamanho em menos de seis meses, portanto, dando pouca sobrevida aos pacientes. 
Diante do resultado daqula tomografia, fizemos mais um ciclo de quimio, encerrando este em dezembro de 2010 e de lá para cá fizemos vários exames, tendo em vista a suspeita da necessidade da colocação da prótese, para evitar o estrangulamento do canal biliar - o que me deixaria ictérico ou um cara pálida, na linguagem do faroeste americano! Explicações que já foram dados em outras postagens.
O bom disso tudo estar no resultado da colangioressonância que apesar de confirmar que o tumor esteja comprimindo o canal, por onde passa toda a bílis para ser evacuada pelo intestino, mostra também que houve redução no tamanho original do tumor: 4,8 x 3,9 cm, resultado da ação a duras penas dos quimioterápicos.
Agindo inspirado na esperança da misericórdia divina, foi que decidimos por novos ciclos, pedindo que Deus coloque sobre nós as Suas mãos e limpe de vez todo o meu organismo, se esta for a vontade Dele e se eu for merecedor. Estou fazendo a minha parte, aguardando, torcendo por mim mesmo para continuar ganhando no campeonato (não precisa ser de futebol) da vida!

AS PALAVRAS DO MÉDICO

"O senhor tem respondido bem a todo tratamento a que estar sendo submetido... O seu fígado está funcionando muito bem... Não existe nada de errado no tórax..."

Assim terminei esta semana, na esperança de que a próxima seja amena apesar de marcar mais um recomeço de bombardeamento que nos deixa um tanto esmorecido. Seja o que Deus quer, como disse, estou fazendo o que a mim compete. Fiquem na paz de Cristo, tenham todas e todos um bom final de semana, Jesus esteja conosco sempre. Amém!

3 comentários:

Anônimo disse...

Em primeiro lugar , louvado seja Deus , pelas graças alcançadas ao longo dessa batalha.Depois, parabéns pela sua garra, perseverança e tudo que signifa FÉ...É assim mesmo que deves encarar a vida,bom seria se todos, independente de qualquer situação agissem dessa forma, vivendo o hoje de forma intensa ,gratos pela misericódia Divina.Vou um pouco mais longe ,enfatizando o quanto tens nos ensinado com suas pesquisas, sua generosidade e contrapondo-se a todo estresse inerente ao contexto ,toda sua capacidade de superaçaõ inscrito na humildade na conformaçaõ que só pertence àquele que realmente espera no SENHOR e a ELE se entrega com a inocencia de criança e a sabedoria advinda da experiência.Beijos, te mao , te amammos, tua irmã Socorro Leite

Lucia Lombardi disse...

Isso meu amigo, Glorias a Deus, eu tenho certeza que voce merece, porque voce em tudo coloca Deus em seu coracao. Creio em sua cura, nao foi no dia que voce quis , mas no dia em que Deus quer, para Ele uma gripe ou um cancer e a mesma coisa, suas maravilhas, seus sinais estarao sempre presentes na vida daquele que cre! Fique com Jesus!!!Bjus Lucia

Edson Leite disse...

Obrigado a vcs pelos comentários, serviram inclusive para inspirar a postagem de hoje. Trato da Fé em Deus, é que penso. Bom domingo.