quinta-feira, 11 de março de 2010

Trabalho secular

Há dois dias me deparei com uma lavadeira nas imediações do maior Shopping Center da cidade, não resisti e registrei aquele encontro em fotografia... porém, como era um final de tarde e eu só tinha nas mãos o celular, a foto não prestou... ficou muito escura! Ontem a tarde, no mesmo bairro, tive a surpresa de encontrar com outra lavadeira - desta vez uma dupla delas e pude registrar de forma clara em fotografia. Desfoquei a imagem para preservar a identidades delas.
Nunca mais tinha visto uma cena dessas, nem sabia que ainda existiam pessoas lavando roupas em casa... as lavadeiras sobrevivendo às facilidades da máquina de lavar! É deveras uma situação inusitada. Um trabalho secular, desenvolvido por mulheres guerreiras.
Tempos atrás, quando certas mulheres iam pedir esmolas nas portas, muitas de aparência saudável, tinham como respostas que elas deveriam procurar uma trouxa de roupa para lavar, ao invés de ir de porta em porta pedir auxílio... Acho que queriam dizer com isso se aquela mulher tem saúde e vigor deveria procurar um trabalho qualquer, nem que fosse lavar roupa... uma tarefa que parece simples! Mas, requer força de vontade e coragem para enfrentar as adversidades da vida.
Fiquei muito surpreso mesmo com a constatação da continuidade dessa profissão que julgava em extinção. Hoje fica a foto como registro, amanhã, se eu reencontrar alguma outra certamente farei uma entrevista para publicar aqui no blog. Não resisto a esses flagrantes da vida real. Fique com Deus, e as lavadeiras também!    

Um comentário:

Roseni disse...

Oi Edson!!
foi muito providencial ter aberto esta pagina hoje pois estou escrevendo um artigo, para o TCC, de conclusao do meu curso e o tema é Lavadeiras na década de 70. Sou academica do 4º ano de História e gostaria de saber sobre vc.
Tem e-mail? se tiver me add roseni.67@hotmail.com
obrigada...