terça-feira, 30 de março de 2010

Gripe Suína ou H1N1

No início era chamada de "gripe suína", acho que para dar continuidade à linhagem dos bichos. Lembra da "gripe aviária"? Pois então... dando nomes aos bois ou melhor mudando os nomes dos bois, de suína foi rebatizada para "gripe influenza"  ou simplesmente H1N1. Parece mais uma senha, dessas que somos obrigados a criar no nosso dia-a-dia .
O certo é que não devemos brincar de índio, devemos mais é encarar esse vírus que estar espalhado pelo mundo e tomar as providências que nos cabe ou seja procurar um posto de saúde para tomar a vacina. Isso para os que estão nos grupos de riscos, profissionais da área de saúde, crianças, gestantes, idosos e portadores de determinadas patologias crônicas.
Estou inserido nesse último grupo, e o meu passaporte é a biópsia - que deve estar guardada juntamente com os demais exames realizados ao longo desses últimos anos. Nunca me imaginei inserido em algum grupo de risco e ainda por cima tendo que comprovar tal situação. Sabemos que em outros estados não há essa exigência da comprovoção - se você acha que estar doente, estar e pronto! será que é assim que funciona por lá?! As autoridades locais justificam-se dizendo que não há vacinas suficientes para toda a população!
O que há mesmo por trás dessa onda toda? Um país continental como o nosso, com quase duzentos milhões de pessoas e menos de mil mortes, provocadas por esse vírus gripal, ao longo de um ano, pode realmente ter estatística determinante na formação desses grupos de riscos?! Confesso que não sei... e que sou cabreiro com as coisas que vem do governo. Infelizmente não temos recebido boas notícias nem quaisquer outros benefícios, nem mesmo determinados direitos constitucionais pela parte governamental, esse evento vacinal me faz lembrar do velho dogma popular: "de graça só injeção na testa"! Graças a Deus que o local dessa injeção (vacina) não é a nossa testa, apesar de pairar sobre as nossas cabeças a dúvida: estão testando os seus efeitos em nossa população?
Como podem os profissionais falantes defenderem alguma coisa que não se conhecia antes? Para conhecermos oe efeitos de alguma coisa precisamos provar antes... dai, por amostragem estatísticas é estabelecida uma tabela que provavelmente se aplicam aos demais com aquele mesmo perfil. Para isso é necessário tempo e cobertura com amplitude suficiente para que as inferências venham a ser feitas. Em que país foi aplicada antes?
Apesar das dúvidas vou participar desse processo, tenho que pensar que posso estar fazendo um grande bem para a humanidade, afinal passarei a constar da contagem e da expectativa dessa grande experiência.
Ressalto que por força das últimas cirurgias suspendi o consumo de carne suína, apesar de gostar muito do seu sabor, por ouvir falar ser "carregada". Essa informação vem passando de geração a geração, ao longo de centenas de anos... Fique com Deus!

Nenhum comentário: