segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Lembranças presentes

Fazendo uma faxina no "quarto do computador" revi alguns cds e dvds contendo diversas fotos. Registros de momentos em viagem, ao Piquizeiro, por exemplo. Abro parenteses para localizar o lugar; trata-se de uma fazenda situada no Maranhão, que pertence ao meus primos que moram em Teresina-PI. Com certeza é um belo refúgio para final de semana. Para mim, que tive a oportunidade de conhecê-la desde a minha infância, quando para lá íamos passar parte das férias escolares, é mais do que um refúgio de final de semana. Ver fotos de lá me trouxe à lembrança momentos de alegria que ficaram marcados para sempre na minha mente.
Recordo-me do silêncio da noite, quebrado pelos badalos dos chocalhos do gado; do cheiro do estrume que carcteriza qualquer curral de bois; das brincadeiras sem maldades que fazíamos na noite escura, clareada apenas por tochas de lamparinas. Isso naquele tempo! Infelizmente o progresso ali chegou levando a energia elétrica; transformando o lugar numa passagem de pessoas estranhas que circulam entre os municípios circunvizinhos. Ainda assim tem mantém seus encantos vivos...
Quisera eu poder usufruir mais daquele lugar... pena que seja tão distante geograficamente falando. Ver as imagens registradas em fotos, levou-me ao passado. Revivi muitos daqueles momentos agradáveis ali vividos, sonhados.
Se eu tivesse o dom da escrita trataria de melhor retratar tudo isso em uma história literária, cujo teor teria muitos momentos parecidos com muitos romances que li até aqui. Seria como compartilhar parte da minha vida.

Amanhã estarei em mais uma sessão de quimio, peço a Deus que seja da mesma forma que foi a última, sem reações, sem efeitos colaterais. A coragem que tenho, dado pela força de Deus, é que tem afastado qualquer sensação desagradável durante este tratamento.
Agradeço a cada instante pelos instantes que tenho tido. A nossa vida normalmente corre contra o tempo, não nos damos conta disso. Só tomamos consciência dessa corrida quando somos acometidos de uma doença grave, como o câncer, que marca para sempre a nossa vida: antes e depois do diagnóstico!
Depois de diagnosticado como portador desse mal, passamos a sentir que cada dia vivido é uma vitória a ser celebrada. Foi mais um leão que matamos, muitas vezes a dentada mesmo! Mas não podemos esquecer de que esta força para encarar de frente toda a situação precisa ser renovada constantemente, diariamente. Tenho feito isso ao deitar-me. Oro, agradecendo a Deus pela segunda chance que está sendo dada a mim.
Então é isso, queria fazer este registro das minha lembranças vivas e presentes!

Nenhum comentário: