quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A Queda

Hoje fiz mais uma sessão de quimioterapia, mais de três horas de duração. Não sei demorou mais ou menos que as anteriores, sei apenas que esta foi especial... senti o sabor de ser a última! Sabor semelhante ao último salgadinho que fica no prato, do último pedaço de pizza... Estes têm mais sabores, não é mesmo?!
Mas tudo tem seu preço e estamos aqui justamente acertando as nossas contas, purificando nossos espíritos e é na carne que as pagas são realizadas.
No início do tratamento, há coisa de 9 meses, após a realização da primeira sessão de quimio, senti que as mudanças físicas ocorreriam fatalmente, fruto das reações das células boas que estariam sendo afetadas pela droga necessária para o combate da malignidade existente em outras. Uma dessas mudanças foi a aparência física, de uma cabeleira cheia - elogiada por diversos barbeiros - veio a careca! Antecipada por mim, tão logo percebi os primeiros tufos de cabelos nas minhas mãos, que procurei a ajuda de um profissional e mandei fazer um corte zero - assim não estaria me deparando com cenas dramáticas de ver os cabelos caindo daquela forma (apesar daquele momento ter trazido lembranças do drama da personagem vivida por uma atriz global, sei que muita gente sabe de quem estou falando).
Depois de alguns meses, eles voltaram a crescer. Não chegou ao que era em quantidades de cabelos, faltavam alguns milhares para ser o que era antes. Dei-me por satisfeito e agradeci a Deus pela sua bondade em consentir esta "nova" aparência.
Não vieram todos os fios, mas os que vieram eram mais bonitos ainda. De uma cor diferente, nova fibra, enfim valeu pela vinda de cada um. Confesso que ficaria satisfeito da mesma forma se tivessem vindo apenas os cinco fios do Cebolinha!
Não se tratava de renovar a "aparência", mas era a certeza do resultado bom do tratamento... quantos não chegam a este "estágio", por isso os meus constantes agradecimentos a Deus e a todos aqueles que me cercam - a todos, pela força que tenho recebido e a Deus, por ser esta Força Absoluta e Suprema.
Hoje, ando meio ansioso e tenho lutado contra os meus medos por acreditar nessa força que tem me alimentado e ajudado a superar estes momentos difíceis pelos quais estamos passando. A ansiedade deve-se ao fato de ver novamente os meus cabelos caindo. Ouvi de uma pessoa amiga que desta vez a queda não é em decorrência da quimio, e sim pelos elogios !!! Segundo ela, estou com mau olhado... hehehehehe Voltei a ser criança ou será que os velhos também estão sujeitos a este problema de criança? (risos)
Vou encarar mais uma vez de frente, se voltar a ficar careca será a terceira vez... a primeira ocorreu quando passei no primeiro vestibular acadêmico (para Matemática), a segunda foi no primeiro vestibular da vida (início deste tratamento). O primeiro eu abandonei para cursar por outros caminhos acadêmicos, tive esta opção e fui em frente! A vida é para ir até o fim, que não sabemos em qual tempo ocorrerá. Porém, temos também várias opções de continuarmos com vida e creio que estou tendo estas oportunidades de mudança. Não quero ser doutor, mas tão somente uma pessoa melhor - uma pessoa que sirva para viver e que deve viver para servir (aqui merece este velho trocadilho)!
De toda as quedas tiramos grandes ensinamentos e eu saberei, certamente, aproveitar a queda dos meus cabelos para aprender mais, para entender que não ainda não acabou aqui o meu projeto de vida e que, ao contrário de Sansão, as minhas forças independem dos meus cabelos estarem ou não sobre a minha cabeça. O importante é o como tenho agido, o que penso e o que posso fazer para contribuir - não esquecendo, claro, que muitas vezes somos meros instrumentos e que a nossa vivência, o nosso exemplo, per si já é uma forma de contribuição. Daí a razão de nunca lamentarmos pelas coisas que nos acontecem e que parecem ser desgostosas ou castigos.
Devemos sim agradecer a Deus! Da mesma forma que devemos agradecer pelas oportunidades que as pessoas nos dão de fazermos algo pelas outras, estas oportunidades muitas vezes podem ser únicas. Não podemos perder as chances que temos de nos tornamos pessoas melhores, considero tudo isso como sendo a minha chance de crescer e ver outras pessoas crescendo comigo. Obrigado meu Deus, pelas quedas dos meus cabelos e pela benção da Vida. Amém!

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá, meu irmão! Bom dia! Só hoje vim te fazer uma visita, e aproveito para desejar que tua esperança, tua fé, estejam renovadas em nosso Pai Criador. Você tem sido mais que um exemplo, um caso, tem sido um herói. E todos nós te rendemos homenagens na forma de amor, carinho, na intenção de motivar a cada momento tuas criações! Nesse sentido, te parabenizo pela forma simples e autêntica que tens relatado tuas experiências nesse momento da tua vida, que por extensão também é nossa, pois estamos todos com você nessa batalha (afinal, é um leão por dia!) em orações e agradecimentos pelas dádivas recebidas. À propósito, me candidato a ser coautora do seu livro de memórias, caso queira uma "ajudinha". Por sinal, você é muito modesto...Meus parabéns pela coragem por tudo que você tem realizado no enfrentamento dessa situação que te faz ainda mais especial diante da vida e de Deus! Beijos! Te amo, tua mana socorrinha.

Anônimo disse...

Meu filho, Deus te abençõe! Desejo que teu dia de hoje seja mais uma dádiva de Deus, ou seja, de grandes feitos, de meditações, de bons sentimentos, de muita esperança! Sei que você sabe do meu amor e carinho por você, e do quanto confio em Deus e em sua capacidade de superação. Você tem se mostrado forte, confiante, e como tem um bom coração, Deus tem te agraciado mesmo diante das dores e dificuldades dos últimos tempos.Continue firme porque você não está sozinho! TE AMO! Você está sempre em meu coração e em minhas orações! Tua mãe, que muito te admira e te ama!Beijos!

Edson disse...

Olá Socorrinha, Você sempre generosa. Obrigado pelas suas palavras e pela oportunidade dada a nossa mãe de também participar deste blog. Beijos, do mano e filho!