segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Feliz Aniversário!

Hoje, 19 de setembro de 2011, completo o meu terceiro aniversário de vida pós-operado. Lembro de cada detalhe daquele dia e dos que se seguiram. Estão todos eternizados, enquanto durar a blogesfera, relatados com riqueza e bastante propriedade neste blog.
Uma coisa eu não sabia naquele momento, o que viria pela frente! Achava que a cirurgia irá dar cabo do problema ali mesmo e não foi bem assim. O meu estômago se foi, sem olhar pra trás, sem se importar mais com aquele que não soube cuidar dele! É verdade, eu confesso ter relaxado com o meu amigo guardador das nossas comilanças - fazia ele engolir todas as porcarias fritas, carnes ricas em gorduras e muito mais, ainda por cima regada à famigerada coca-cola. Lamento pela perda, mas nem tanto por ter deixado de fazer certas extravagâncias gástricas. Por vingança, deixou-me marcas e a maior delas foi a metástase para o fígado. Sem contar que levou consigo a minha vesícula, os dois devem ter saído da sala de cirurgia de mãos dadas!
Nos primeiros meses da nova vida, ainda um bebê, foram vários os momentos de sufoco e a esperança sempre movendo os meus passos. De início era a expectativa de cura mesmo, extirpar de uma vez por todas o tumor. Este momento parecia ter chegado em fevereiro de 2010, quando recebi alta da quimioterapia - o tumor não mais aparecia nos exames de imagem! Nem acreditei no que que o oncologista disse naquela hora. Só me lembro dele dizendo que grande parte do sucesso devia a minha vontade de vencer e de superar todos os obstáculos que apareciam. Uma graça de Deus e dos santos a quem me apeguei! Dali em diante seriam necessários exames de rotina, primeiramente a cada dois meses.
Mas, como toda alegria de pobre dura pouco, naquele mesmo ano, o nódulo deu novamente sinal da sua graça na tomografia realizada em outubro. Parece que estou vendo ele posando para o tomógrafo com a cara de safado. E veio com vontade de ficar, medindo cerca de 5 cm. Não me deixei vencer e novamente fizemos a nossa parte ao continuar com a mesma serenidade de sempre enquanto deixava o oncologista cuidar da parte dele. Se tinha que retomar à quimio, então que ela viesse.  
Com o retorno do nódulo, vieram outras situações no intento de levar-me daqui. Assim, como o nódulo tem as suas armas de reforço, nós também temos as nossas. Este blog é uma dessas nossas defesas, a legião de seguidores aumentou e com a torcida ampliada, palavras de apoio, de carinho e os inúmeros pedidos formulados nas orações de cada um tem ajudado-me a continuar na luta, buscando a tranquilidade e a preservação da qualidade de vida com dignidade. Todos sabem da importância lhes cabe nessas batalhas desiguais. A união faz a força!
Nesse último ano tem sido mais intensa e sacrificante encontrar o leão que devo matar a cada dia. Parece que ele usa da metamorfose e quando penso que ele está de um lado, o danado aparece do outro. Perseverando temos marchado diariamente até quando nosso Deus permitir.
No meu aniversário de três anos, bem que eu poderia ganhar um velocípede, porém, o presente foi outro e veio em inglês: stent! É isso, no lugar de um brinquedo novo estou ganhando de presente uma arma para auxiliar nos combates. Estou parecendo com aqueles meninos do afeganistão, que estão trocando as baladeiras pelas metralhadoras e fuzis AR-15.
Logo mais terei consulta com o cirurgião que irá explicar melhor de que forma ele vai fazer a implantação dessa prótese. Pode ser via goela abaixo guiado pelo endoscópico ou por pequena incisão na pele, em ambos os procedimentos usa-se imagens teleguiadas - isso é que chamo de tecnologia dos tempos. Ambas as opções tem as suas vantagens e desvantagens, creio que farei mesmo pela incisão na lateral pela problema gástrico. Saberei os detalhes e relatarei para matar a curiosidade de vocês - nunca vi tanta gente curiosa juntas!
Permitam-me agora fazer um balanço do que foi, em números, os acontecimentos derivados daquela primeira cirurgia:
- Um implante de catéter (ainda carrego ele dentro de mim, uma bênção, não chora, não ri, não perturba com nada, tá lá quietinho aguentando as picadas)
- Duas outras cirurgias foram realizadas: uma para retirada da metade do fígado e outra para retirada da tiróide total;
- Dezenas de exames de imagens; 
- Centenas de exames de laboratório;
- Milhares de picadas de agulha.
Tudo isso contados e recontados nas mais de quatrocentas postagens aqui realizadas!

O saldo disso tudo continua sendo positivo e a força de vontade de ver algumas realizações tem me ajudado bastante nesse processo todo.
Não quero dividir o meu presente com ninguém, é só meu mesmo! Entretanto, quero dividir com todos vocês esse momento de alegria de poder estar completando mais um aniversário de vida. A meta é somar outras datas. Deixo com Deus a decisão, Ele sabe quantas velinhas ainda irei assoprar, antes de começar a assombrar!!! Bjs no coração de cada um de vocês!

9 comentários:

Lucia Lombardi disse...

So 1 comentario Edson!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk a sua alegria faz muito bem. creio que Deus temm estado consigo sim, meu amigo e estou contigo sempre em minhas oracoes. Fique com Deus!

Massaki disse...

Grande Guerreiro Sr.Edson
Parabens pela perseverança e pelo bom humor de sempre aqui no blog,com certeza irá completar mais e mais aniversários. Creio que esteja no caminho certo,e ainda acredito e torço pela cura total.
Quanto a dieta...sou adorador de uma boa picanha e coca-cola.Com 33 anos completados semana passada(13/09)nunca fumei e bebi uma vez na minah vida,aos 18 anos,mas não passou de meio copo. Mas realmente a coca-cola e a picanha...penso em diminuir a quantidade.rssss.
Grande abraço Sr.Edson
Massaki

Edilson Egito disse...

GRANDE EDSON LEITE; fico feliz em vê-lo ou melhor lê-lo, nesta crônica mais esperançosa. Acho que a implantação do STENT seja no sistema da Veia Porta para melhor desobstruí-la e assim evitar a Ascite.Rezo junto ao amigo para que tudo ocorra com sucesso.Espero também que Deus esteja lhe dando uma qualidade de Vida mais plena.O bom é viver e não sobreviver, certo! No mais, um grande abraço e
Deus abençoe a todos! Edilson Egito.

Marina da Silva disse...

Edson,
PA-RA-BÉNS! É pra comemorar e muiiiiiiiiiiiiiito! Seu blog é importantíssimo para os curiosos, principalmente aqueles que do meio do nada tem seu caminho atravessado por um câncer!
E da forma como nos conta suas peripécias, faz a coisa ficar mais suave! Que Deus lhe permita blogar muiiiiiiiiiiiiiiiiitos e muiiiiiiiiiiiiiiiitos anos de vida, com saúde e qualidade de vida! Abraço carinhoso. Marina

Jú Carelli disse...

Edson meu amigo...
ADORO as suas postagens... são sempre ricas de informações... bom humor a cima de tudo VONTADE DE VIVER!!!
Sempre digo e repito... não desistir da vida é um dos melhores medicamentos para a cura de qualquer enfermidade... e isso você tem de sobra... AMOR A VIDA!!!
Parabéns e que esta data se repita por muitos anos...
Fique com Deus!!!
Beijos no coração

SANDRA FERREIRA disse...

Parabéns pelo seu novo aniversário, agora de 3 aninhos, e parabéns pela sua atitude em relação as adversidades! Sou sua fã!
Abração, boa sorte com o stent.

O SOL do amanhã... disse...

Bom dia Edson!

Parabéns pelo seu aniversário..ainda é um bebe!!!
Só quem passa por isso sabe a importancia de se acordar "TODOS" os dias...espero em breve que meu esposo apague as velas também de niver. Sobre o Stent se for do coração, eu trabalho em um serviço de Hemodinâmica e posso te garantir que vc tira de letra isso. Força. Adoro seu blog!!!

Edson Leite disse...

Bom dia pessoa,
Não foi intencional o meu silêncio ante os comentários, até havia feito em cima do que escreveram, excetuando a Jú e a Sandra... porém, não sei o que houve com os meus comentários... eles sumiram!!!
Tem nada não, passo a fazê-los novamente de forma resumida e poderia até em uma única palavra: Obrigado!
Vocês todos merecem muito mais que um simples agradecimento, quem sabe até uma Ferrari um ou final de semana a bordo do Queen Mary II... mas, infelizmente, isso não posso dar-lhes, faltam-me as ligas para amarrar os montes de dinheiro. hehehehehe
Em todo caso, fica a minha intenção!
Enfim, na segunda-feira devo estar marcando os detalhes para o implante do stent que, provavelmente, ocorrerá até o final da semana. Sei que tudo dará certo e que mais este procedimento servirá, se não para trazer-me a cura, mas pelo menos servirá para amenizar os incômodos atuais - já bastante diminuidos devido ao equilíbrio emocional diante dessa alternativa (pior seria se nada mais pudesse ser feito, não é mesmo?)
Bom final de semana a todos!

Cida Villela disse...

Você á admirável Edson! Tenha certeza que vai dar tudo certo. Grande abraç desta amiga. Cida