domingo, 13 de maio de 2012

Feliz Dia das Mães!!!

O que faz esse pinguim nesta postagem?
A você que é mãe, em particular a D. Dilma - minha mãe, a quem posso chamar de minha querida mãe dedico esta postagem para desejar-lhes muitas felicidades hoje e sempre!
Esta data trouxe à memória o tempo de escola, menino pequeno, estudante de escola pública (na época, muito procurada pelos pais). Tinha na grade curricular aulas de Educação Artística e as professoras lançavam mão, ou melhor, faziam os alunos meteram as mãos na massa, literalmente, para confeccionar o presente que era guardado, depois de pronto, a todo custo e, muitas vezes, com malabarismos para somente ser entregue no Dia das Mães.
Lembro de alguns desses "presentes", todos feitos por mim mesmo e, como disse, com a inspiração da professora: o primeiro que me veio à mente foi conjunto de caixa de fósforos... nada mais simples, quatro caixas de fósforos cheias coladas sobre um pedaço quadricular de nata e sobre elas outro pedaço dessa mesma napa, para depois decorarmos aquele conjunto muito "útil" ao gosto de cada um. Pano de prato decorado... o acabamento era feito pela mestra. Pintura de jarros, telhas, com decoração em algo parecido com purpurina... lembro de que tinha uma cor dourada que dava um toque muito bonito, enriquecendo a peça e aquela singela lembrança.
Cresci, mudei de série, o enfoque pareceu que mudou e passamos a comprar os presentes nas lojas comerciais... afnal, esta é mais uma das datas criadas pelo capitalismo ávido por aumentar o volume de vendas. Mesmo assim, era muito satisfatória a tarefa de ir às compras com uma pequena quantia em dinheiro para tentar garimpar com aquele valor pecuniário algo que viesse a ter um valor inestimável, tanto para mim quanto para a minha mãe - demonstrado no momento que recebia das nossas mãos um porta-retrato, uma garrafa para colocar água na geladeira (difícil era essa geladeira não ter um pinguim nos olhando de cima).
Vale registrar que a minha mãe ainda tem uma "espécie" de jarra que imita um abacaxi - hoje sem as hastes devido um acidente de cozinha. Lá na casa dela esta peça única substituiu o pinguim...
Parabéns Mamãe! Parabéns a todas as mães, todos os dias do ano!

Um comentário:

Anônimo disse...

Edson,

Tudo bem? Você anda sumido! Já marcou a data da cirurgia? Li uma frase muito interessante: " Se tiver 1% de chance eu tenho 99% de fé!". Dá notícias suas pra gente!!
Mônica