quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Quimio: lá se foi mais um ciclo!

Não digo que já foi tarde, afinal, há poucas horas ainda estava carregando a bombinha infusora. Mas, graças a Deus posso contabilizar um ciclo a mais de uma série de doze; outras nove estão por vir. E cá estarei fortalecido para suportar e superar todas as dificuldades que a vida tem oferecido. Porém não posso me queixar de nada, nem só de dor se vive, assim como nem tudo são flores no nosso caminho. Devemos saber em que tempo estamos vivendo e fazer de tudo para viver cada um dos nossos momentos da melhor forma possível, seja contando com vacas magras, vacas gordas ou mesmo sem nenhuma vaquinha para fazer um chá. Se elas nos faltam, quem sabe sobra capim no campo para um bom chá. É isso, de nada adianta ficar correndo atrás do rabo do boi pensando que vai obter sucesso com a sua queda.

Então, pessoal, passei por aqui hoje apenas para dar esta notícia aos amigos que estão me acompanhando e convidá-los a embarcar rumo à capital federal. Seguir é isso. Na próxima semana, dia 10, estarei embarcando para participar de um evento do GEAP Saúde, vamos discutir pecúlio e aproveitarei para defender alguns pontos que desejamos ver contemplados. Como o resgate em vida para as pessoas que se encontram em tratamento oncológico - não em estado terminal como algumas pessoas pensam que ficam todos aqueles que recebem o diagnóstico de que estão com câncer. É bem verdade que se a pessoa não tiver boa estrutura emocional, ao receber este diagnóstico, pode se afundar rapidamente na própria dor ou na dor que pensa estar sentindo, e se sente, ela aumenta de intensidade.

O remédio é manter a autoestima, conservar o prazer de viver observando naturalmente as limitações que surgirão, sejam físicas, emocionais ou até metabólicas por assim chamar as alterações que o organismo apresentará ao longo de todo o tratamento. Mudanças ocorrerão, como ocorrerão a qualquer pessoa saudável. Nada que signifique ou sinalize a reta final na corrida da vida. Sempre teremos uma nova curva e uma guinada também pode acontecer, mudando todo o curso do trajeto.

Enfim, estou bem obrigado! Até o nosso próximo encontro desejo a todos muita paz, saúde, fé e esperança em Deus Pai, nosso Criador.  

18 comentários:

Anônimo disse...

Que Deus Nosso Pai em sua infinita bondade, o abençoe cada vez mais. Que derrame sobre vós um bálsamo de luz e de amor, retirando toda e qualquer impureza e ou vibração negativa, transformando em energias positivas. Renovando a cada instante as suas forças para que continue superando todas as vicissitudes de sua vida. Parabéns pela coragem em expor sua luta. Com isso está ajudando muitos outros que se encontram na mesma situação. Que a paz e o amor de Cristo estejam sempre presentes em sua vida. Paz e bem!

Adriana Kely Forte

Fortaleza - CE

Edson Leite disse...

Olá, Adriana!
Obrigado pelas palavras de incentivo e de apoio. Certamente que esta força para continuar superando os obstáculos vem da vontade de Deus, que não nos falta em todos os nossos momentos.
Quanto a coragem de expor a minha vida da forma que faço é por entender, justamente, que agindo asim posso de verdade estar auxiliando a alguém que esteja buscando acalento.
A vida só tem razão de ser se podermos servir aos que nos cercam, mesmo que virtualmente, nesse mundo globalizado. Amém!

Edilson Egito disse...

GRANDE EDSON !!! É isso aí, cara.
Acho que você está fazendo a coisa certa !!! Descrevendo pormenorizadamente tua experiência com todas as facetas da QUIMIO. A face boa e a ruim. A propósito, tens uma bela família. Um abraço e boa sorte. Edilson Egito, médico Dermatologista (EX-INAMPS).

Edson Leite disse...

Olá Edilson

Sei que estou em falta com vc, quero agradecer-lhe pela atenção dispensada a minha filha na semana passada, sei como é a vida de médico, até tentei entrar em contato pelo seu celular (que consegui com o nosso amigo Pedro - PAM Jaguaribe) mas não deu certo. Obrigado mais uma vez,
abraços

Lucia Lombardi disse...

Isso meu querido amigo, a determinacao e a perseveranca nos levam a vitoria. Eu acredito que se o meu corpo e o templo do Espirito Santo, e que se Jesus levou consigo todas a s nossas dores e enfermidades, entao, pela nossa fe, nada pode nos atingir. Uma frase que me marcou: A fe atrai o poder de Deus!Bjus

Mônica disse...

gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa em postar o que passou e o que ainda esta passando pois só assim pessoas como eu poderão ter mais segurança e positividade ao receber a noticia que está com cancer na tireóide, que é o meu caso.
Irei fazer a cirurgia...não marquei nada ainda, só fiquei sabendo ontem.
Mas estou mais tranquila com tudo que li aqui.
Obrigada e parabéns pela força e pela dedicação em escrever as coisas como elas são.

Edson Leite disse...

Olá Lúcia,
realmente é uma expressiva frase. Sabemos o quanto o pensamento influencia na vida de todos nós, então melhor que seja ele positivo e esperançoso.

Oi Mônica,
não se preocupe com a cirurgia da tireóide. Quisera Deus que este fosse apenas uma das cirurgias que enfrentei nos últimos três anos!! Não estou reclamando, digo isso apenas para tranquilizá-la ainda mais.
Para fazer a TT (retirada total da tiróide) foi muito rápido mesmo, realizada no final da tarde e já ao amanhecer do dia seguinte estava de alta. A recuperação tb e nem preciso usar gravata para esconder a cicatriz... hehehehehe
Saiba mais sobre este e outros procedimentos usando o buscador por assunto que disponibilizei no blog... o importante é estarmos confiantes e com Fé em Deus, sempre! Os frutos serão colhidos dentro do período da colheita, não antes nem depois, tudo ao tempo Dele. Boa sorte na sua cirurgia. Amém!

Unknown disse...

Meu amigo, você sempre me dando exemplos de vida!! Nessa minha fase de cansaço e espera, é muito bom encontrar forças positivas nesse teu cantinho!! Obrigada por estar na minha vida!!
Beijos e Forças estou sempre em preces por ti!!

Mônica disse...

Oi Edson
fiquei realmente pesquisando tudo a respeito da tireóide e resolvi que primeiro vou fazer o tratamento da maneira que acho que será mais justa com meu corpo, da maneira natural.
Vou fortificar as células saudáveis para que elas eliminem a que está doente. Sei que isso é possível pois ja tive exemplo vivo e não vou esmorecer.
dieta sem proteína e com muita clorofila tem resultados supreendentes em casos de carcinoma, então...porque não tentar afinal encontrei esse nódulo por acaso. Vou fazer de conta que ele não esta ai e começar do zero.Depois de uns seis meses volto a analisá-lo.
Ele vai sumir.

Edson Leite disse...

Oi Karina senti sua falta!. E sempre muito bomqd vc vem aqui para encoraja o seu amigo. Bjs

Mônica, infelizmente nada posso dizer sobre a sua decisao. Nao tenho o proposito de intervir nas decisoes de tal ordem, sao de foro iintimo e como tais devem ser respeitadas. O que posso dizer, e que Deus estar sempre com quem Nele acredita! Boa sorte, amem.

Mônica disse...

vou mante-los informados da situação.
Vou fazer a Autohemoterapia entre outros e assim que fizer novos exames, eu informo.
Pensamentos positivos,boa alimentação e fé em Deus.
Indico o livro Revolução Imunológica de Toru Abo.
E A Cura pela Alimentação - Seleções
Pelo menos as esperanças e vontade de se curar aumentam bastante.
Feliz Dia dos Pais para você e para todos os pais que passarem por aqui.

Edilson Egito disse...

Prezada Mônica e Grande Edson, desejo emitir minha opinião de médico em relação a conduta de Mônica. Em se tratando de CA de Tireóide, sabemos que o Carcinoma Papilífero é praticamente 100 % curável com a cirurgia excisional.
O importante é preservar as Paratireóides. Tenho 2 casos na família que estão há mais de 10 anos curadas !!! Mônica, igual ao Edson, respeito sua conduta, porém digo-lhe que é preciso cuidado com os ditos, chamados tratamentos alternativos. Sei que a Medicina às vezes é agressiva e não resolve tudo, porém confio na Medicina Alopática, que é baseada em Evidências e Experiência. No mais, um grande abraço e boa sorte.
Edilson Egito, médico Dermatologista. PS - A Autohemoterapia, por exemplo, só estimula imunidade celular e por pouco tempo, no local da aplicação do sangue ou seja no músculo deltóide (braço).

Edson Leite disse...

Obrigado Edilson pela sua opinião, sei o quanto é importante neste momento para a nossa amiga Mônica.
Digo a você, Mônica, que o tumor na minha tireóide tb foi detecado por acaso quando fiz o primeiro PET Scan, em janeiro de 2009, e media em torno de 1 cm, assim permanecendo até quando foi retirado, dois anos depois!!! Estou tranquilo nesse aspecto, um problema a menos na minha trajetória. Costumo dizer na comundade que criei no Orkut, que se a tireóide fosse o meu problema... não teria mais com que me preocupar!!!
Espero Mônica que pondere sobre o que pretende fazer e sei que com a fala do Edilson do Egito vc já tem pelo menos duas opiniões médicas! Para ilustrar a nossa conversa, nesses últimos anos de tratamento, tenho ouvido tantos conselhos para enveredar pelas vias alternativas... só falta ouvir que para curar-me do câncer devo mergulhar no mar por volta da meia-noite e meia, quando a água atinge uma temperatura ideal... hehehehehe
Ah... se quiser visitar a nossa comunidade, segue o link abaixo:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?rl=cpp&cmm=104522690

Edson Leite disse...

Caro Edilson,
Feliz Dia dos Pais!!! Abraços, do amigo.

mônica disse...

Oi Edsom
Gostei dos comentários e da preocupação em torno do meu caso, esta semana irei fazer uma consulta com o cirurgião e depois disso tomarei minha decisão final.Estou só esperando passar o aniversário de um ano de meu neto e depois, se realmente precisar, farei a cirurgia.
Muito interessante sua citação sobre o mar...dei risadas aqui, mas é assim mesmo,ha varias receitas e com certeza não podemos levar em conta tudo que ouvimos.
Obrigada também ao doutor que expos seu conhecimento sobre este caso.
Abraço fraterno e bom domingo a todos.

Mônica disse...

Olá Edson
Gostaria de dizer que fiquei feliz em ler os comentários referentes ao meu caso, gosto de ter mais opiniões e principalmente vinda de um profissional da saúde como é o caso do doutor Edilson.
Segunda agora marcarei médico, cirurgião, para conversar e pedir para ele que faça exames, gostaria de saber como esta meu caso antes de fazer a cirurgia,ja que esta não esta descartada.
Continuo muito esperançosa mas sei que devo ter cuidado.
Obrigada pelas palavras e um abraço fraterno.
Uma ótima semana a todos.

Mônica disse...

não sei porque mas não consigo postar nada.

Mônica disse...

Olá amigos
Como fiquei de falar sobre a consulta com o cirurgião, aqui estou.
Parece incrível, mas quando o médico viu meu exame perguntou onde estavam os exames que confimavam carcinoma e eu disse que eram aqueles que estavam em suas mãos.
E ele então me respondeu que ali não tinha nada que confirmasse carcinoma,mas que de qualquer forma eu deveria fazer a cirurgia dentro de pelo menos um ano.
Se eu ja não queria fazer antes, agora então..
Mas esta semana irei marcar médico para refazer os exames.Outro médico, porque os que me atenderam até agora disseram que só vão pedir exame quando eu marcar a cirurgia.
Não acho correto, creio que eu tenha o direito de refazer os exames quantas vezes julgar necessário.
Será que estou errada?
Em todo caso, agradeço a Deus por meu exame.
Abraço a todos.