quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Estado de alerta!

Hoje era dia de iniciar o quarto ciclo da quimioterapia, infelizmente ERA! Em outros tempos seria motivo para comemorar esta suspensão temporária, mas a responsabilidade e o conhecimento do que isso representa não nos deixa pensar em "ai que bom, não farei a quimio nesta semana!" Confesso que outrora comemorei esta situação, hoje isso me deixa um pouco ansioso. A motivação que leva ao impedimento das dosagens diz respeito ao estado clínico geral, se não dar pra fazer algo estar errado e é preocupante. Em geral pode ocorrer que as taxas apuradas nos exames de sangue estão muito abaixo da faixa média, ou seja, baixa imunidade mesmo!
Foi isso que ocorreu comigo. Os exames de sangue, sempre realizados na véspera de iniciar novo ciclo, não indicaram segurança e para evitar riscos o melhor foi adiar mesmo.
Aproveitei a consulta para perguntar ao médico sobre alguns marcadores como bilirrubinas. No ritmo que esses marcadores estão indo, pode ser que futuramente eu tenha que procurar o médico especialista em cirurgia no fígado para realizar um procedimento de implante de um stent para facilitar o fígado no seu trabalho de eliminação da bílis por ele produzida e que normalmente vai para a vesícula... como não tenho mais esta parte do organismo, a bilis produzida estar encontrando dificuldade de ser eliminada. É que o canal biliar que passa por dentro do fígado estar sendo pressionado pelo tumor, acarretando a dificuldade acima citada. Comparamos a uma estrada esburacada com grande tráfego de carros pesados, logicamente, ocorrerá lentidão no trânsito, pelo volume de veículos tentando chegar ao seu destino final.
Como não sou nenhum carro pesado, nem tampouco avião supersônico, ficarei na torcida para que a estrada seja contemplada com as verbas do PAC (Programa de Acompanhamento do Câncer) e que logo ela seja restaurada para a bilis possa ser comercializada no Mercosul ou quiçá na Ásia.
Manterei contato, por enquanto, peço aos meus seguidores engatar a marcha lenta e que, com muita paciência e otimismo, possam continuar esta viagem pela Vida. Fiquem com Deus, amém!

5 comentários:

Edilson Egito disse...

Grande Edson; Cara, você escreve muito bem ! A linguagem da crônica
é de descrição de grande nível, assim como a explanação da patogênese de elevação das taxas de função hepática(imagino que seja bilirrubinas estando elevadas),
são perfeitas.Suas analogias com situações do dia a dia são exatas!
No mais, estou na torcida para que as coisas voltem ao normal e você
consiga prosseguir na QUIMIO com toda segurança. Boa Sorte amigo;
fique com DEUS!, do amigo Edilson Egito.

Edson Leite disse...

Caro Edilson, como digo há tempos, nada sei, apenas dou as minhas cacetadas! Mas, aceito e agrdeço com todo carinho os elogios que o amigo me faz.
Como é do seu conhecimento e da legião de anjos que acompanham este blog, não tenho o propósito de influenciar no tratamento de ninguém, daí o cuidado que tenho em deixar subentendido determinadas passagens clínicas. Claro que para um bom entendedor meia palavra basta, não é mesmo?
Fica o meu abraço, bastante lisonjeado com as palavras do amigo.

Cida Villela disse...

Edson, estou por aqui torcendo e rezando para que seus soldadinhos acordem e se disponham a trabalhar. Fique com Deus e nos dê notícias! Abraços. Cida

Edson Leite disse...

Oi Cida,
de certo que os meus soldadinhos estão vigilantes sempre, mas acho que eles bobearam nesse último final de semana e deixou que o vírus da gripe fizesse morada no meu lombo, quero dizer no meu peito.
Estou em casa de molho, esperando por tempos melhores, ou seja que os vírus tomem destino lá pra outra galáxia.
Por enquanto é isso, minha amiga, infelizmente as notícias não são boas dessa vez!
Obrigado por continuar na minha torcida. Deus guarde vc e a sua família, sempre. Amém.

Glaucia disse...

Querido Edson, sei o que é esperar um ciclo de 21 dias para "menos uma" e voltar dizendo "maisuma a fazer".. Tenha certeza a luz muitas vezes está no fim do túnel, mas existe. Vamos lá.. adoro a maneira com que escreve.
Estou na torcida para seus soldados entrarem em ação, ou melhor, vencerem a batalha de vez.
Um gde abraço.