terça-feira, 2 de agosto de 2011

ANS autoriza novos procedimentos

Como anunciado na minha última postagem, a ANS publica, nesta terça-feira, Resolução Normativa que inclui novos procedimentos que deverão a ser cumpridos pelas operadoras de planos de saúde a partir de janeiro de 2012. Da mesma forma que ficou confirmada a nossa informação também confirma-se, lendo vendo a relação completa, que a liberação do exame PET Scan tornou-se obrigatória APENAS em mais um caso de câncer. A bola da vez agora fica por conta de pacientes portadores de câncer colo-retal com metástase hepática potencialmente ressecável. Considerando que são mais de 100 tipos de cânceres consumindo a nossa carne e esta resolução altera de dois para três tipos, significa dizer que estão fazendo valer o dito dos tempos dos nossos antepassados: de grão em grão a galinha enche o papo... só não sei precisar se teremos tempo de fazer a digestão desses grãos se continuarem dando migalhas.
Não custa repetir que trata-se de garantir o acesso aos nossos direitos, pagamos caro para a manutenção de um plano de saúde, dada a incompetência do Estado diante dessa que é a maior das nossas necessidades básicas: acesso aos serviços de saúde!
O governo encontra-se em situação muito cômoda. Na educação deixou o ensino cair tanto que a solução foram as escolas particulares - hoje um grande negócio para muitos que se acham educadores; na sequência vieram os planos de saúde - surgiram grandes operadoras de porte nacional, demonstrando que era mais um filé na economia que deveria ser consumido pelos mais espertos; hoje, uma terceira necessidade básica: segurança pública - também envereda pelos mesmos caminhos, isto é, grupos armados ou não prestando serviços que é papel da polícia, do estado para garantir a segurança patrimonial e pessoal daqueles que podem pagar. Em todos esses casos, quem está sendo lesado é a população que paga os seus impostos e não tem a garantia constitucional do cumprimento desses direitos aos cidadãos brasileiros.
Ai surgiram as agências reguladoras, como é a ANS, para coibir abusos e impor regras que o próprio governo não cumpre. As agências funcionam mais como forma de parecer que o governo se preocupa com o seu povo, na verdade são verdadeiros cabides de empregos para servir aos seus interesses. Duvida disso? Estou mentindo? Não me custa plagiar as perguntas do Datena.
Quando virá a liberação de mais um caso onde o PET Scan se aplicará? Espero poder um dia anunciar muitos outras possibilidades, até lá resta apenas a esperança de mudanças reais na condução do Metrô Brasil... Fique com Deus!
PS.: Veja relação completa no site www.ans.gov.br

3 comentários:

Edilson Egito disse...

Grande Edson, excelente artigo !!!
Concordo com voçê e Datena sobre as Agências que o nosso Governo criou, como ANS, Anatel, Anael , etc, etc !!! Talvez só a ANVISA
funcione na prática, fazendo algum tipo de Fiscalização. O Resto só faz normatizar. O nosso próprio Ministério da Saúde(do qual sou Servidor Federal), hoje é um simples órgão normativo. Há muitos e muitos anos sequer faz concurso público. Quem faz Saúde no Brasil são os Estados e Municípios; e aí
já viu como é a coisa !!! Só muita POLITICAGEM !!! O SUS pode-se dizer, serve apenas para a Indigência !!! Esta é minha opinião. Edilson Egito, médico Dermatologista.

Edson Leite disse...

Somos colegas de instituição, sou servidor do Ministério da Saúde oriundo do ex-INAMPS. Como diz o sargento da novela "sou concursado"... hehehehehe
Conheço bem as dificuldades da saúde pública!
Abraços,

Edson Leite disse...

Ah, li o artigo que me enviou intitulado "Cada caso é um Caso", até postei um comentário por lá. Obrigado pela atenção!